Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governador participa de feira de arte, cinema e cozinha mineira em Nepomuceno

Publicados

em


O governador Romeu Zema visitou o município de Nepomuceno, no Sul de Minas, neste sábado (23/4), para acompanhar o 1º Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira, que vai até domingo (24/4). O evento tem foco no desenvolvimento da cadeia produtiva do café, principal grão produzido na região, e conta com apresentações gastronômicas, shows, exibição de filmes e oficinas. 

Uma das principais atrações do evento é a tentativa de bater o recorde mundial de degustação de café. Durante a feira, uma equipe do Guinness no festival acompanhou a ação que reuniu cerca de duas mil pessoas que tomaram shots de café ao mesmo tempo. A expectativa é a de que a cidade bata o título que atualmente pertence a Moscou, na Rússia.

Toda a estrutura da festa, desde os estandes, tendas, até os palcos que recebem os artistas, está montada no entorno da praça principal da cidade. O governador visitou a feira, conversou com os participantes e deu a palavra de início para a degustação histórica na cidade. 
“Esse festival tem tudo a ver com o que Minas Gerais tem de melhor: uma gastronomia diferenciada e apreciada em todo mundo; o café, que tem uma enorme força econômica. Se Minas fosse um país, seria o maior produtor do grão no mundo. Temos cafés da maior qualidade”, disse o governador.  

A organização é da Prefeitura Municipal, junto com o Sindicato dos Produtores Rurais, Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Nepomuceno. O evento é uma ação que coloca a cidade no mapa de eventos turísticos culturais. A feira conta com o Selo Evento Seguro, que atesta que os protocolos de saúde e segurança definidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) são cumpridos.
 
Turismo

Leia Também:  Reforço na vacinação contra covid-19 para pessoas acima de 70 anos é anunciado em encontro nacional de gestores de saúde

A prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes, comemorou a realização da feira. “Este é o primeiro evento no pós-pandemia e marca uma nova etapa da vida das pessoas depois de tanto sofrimento. Esperamos que a feira seja um sucesso e que o recorde seja alcançado, para que coloque Nepomuceno, além da condição de grande produtor de café, no mapa turístico do estado”, destacou.

A festa conta também com o Selo Cozinha Mineira, que visa reconhecer a culinária como patrimônio cultural de Minas Gerais. Durante o evento, os visitantes participaram de ações voltadas à valorização da cozinha mineira, como aulas de culinária e degustações. 

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, prestigiar a comida mineira mostra a importância do alimento como bem cultural e turístico. “Um dos primeiros projetos que apresentei ao governador foi a ideia de fazer da cozinha mineira um patrimônio histórico de Minas Gerais e do Brasil. Temos a mania histórica de valorizar o que vem de fora e precisamos mudar isso. E a comida mineira é importante também, pois é um segmento e atrativo importante do turismo no estado”, disse o secretário. 

Leia Também:  Governo de Minas participa da 7ª Feira Brasileira de Geração Distribuída

Café 

A cidade de Nepomuceno conta com 1,8 mil produtores de café, sendo que 1,2 mil são agricultores familiares, e uma área cultivada de 15 mil hectares. No Sul de Minas, o número de cafeicultores está entre 68 mil a 70 mil. Em 2022, a estimativa é que Nepomuceno produza cerca de 146 mil sacas de café, enquanto o Sul de Minas deva chegar a 12 milhões de sacas. Até 2020, a região era responsável por 47% da produção estadual de café, em 43% da área destinada ao cultivo no estado.

Neste sentido, seguindo a temática do evento na cidade, um dos espaços de destaque é o Café Show, destinado ao mundo técnico do café, juntamente com baristas e parceiros da base cafeeira brasileira. Participantes do Festival realizam apresentações de baristas renomados, feira de negócios, workshops e palestras, em que o público conhece mais de perto muitas curiosidades sobre a cafeicultura, entre elas, poder viver um momento sensorial do café de qualidade x café tradicional. No Circuito Café com Leite, a Concafé, que é o consórcio de municípios produtores da região, apresenta aos visitantes as riquezas do café de cidades do entorno de Nepomuceno.

Crédito da imagem: Prefeitura de Nepomuceno 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Meio Ambiente conclui piloto de projeto que apresenta dados de emissões de poluentes no trânsito de Belo Horizonte

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA