Minas Gerais
Governador participa de posse da nova diretoria da Aciub, em Uberlândia
O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (10/3), no Triângulo Mineiro, da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), para o biênio 2023/2024.
O presidente Fábio Túlio Felippe é o sucessor de Paulo Romes Junqueira, que presidiu a Aciub nas duas últimas gestões, desde 2019.
A associação comercial foi fundada com o objetivo de lutar em favor do desenvolvimento econômico de Uberlândia e da região, além de defender os interesses da classe empresarial. Possui, aproximadamente, 1,5 mil empresas associadas.
Na solenidade, o governador ressaltou a importância da instituição para a região, com trabalho que completa 90 anos em 2023.
“Acredito que boa parte desse desenvolvimento de Uberlândia tem uma grande participação da Aciub, que sempre trabalhou no sentido de atrair investimentos e eliminar obstáculos que, muitas vezes, o próprio poder público cria para o setor privado”, disse Romeu Zema.
Segundo o chefe do Executivo estadual, os resultados dessa atuação estratégica contribuíram para que, hoje, Uberlândia seja reconhecida como uma das cidades mais prósperas e dinâmicas do interior do Brasil. “Por isso, venho aqui desejar que a nova diretoria continue esse belíssimo trabalho”, afirmou o governador.
Além da presidência, a nova diretoria da Aciub é formada por três secretários, três tesoureiros, 29 diretores e por um conselho deliberativo composto por 26 membros. A comissão foi escolhida em eleição realizada no fim de 2022, com apenas uma chapa participante.
Fortalecimento
O novo presidente, Fábio Túlio Felippe, ressaltou o momento atual, que tem volatilidade e incertezas, mas também muitas tecnologias disponíveis para inovar nos objetivos da associação.
“Nosso papel junto à Aciub será fortalecer ainda mais o apoio ao empreendedorismo, com destaque às micro e pequenas empresas que enfrentam desafios cada vez maiores, e contarão com projetos e iniciativas que as ajudem”, destacou.
Fábio Túlio tem mais de 30 anos de experiência no mercado de gestão de empresas. Ele atuou na criação de sistemas ERP e nos serviços de consultoria em gestão utilizados atualmente por mais de 20 mil empresas no Brasil, além de ser um dos criadores do conceito inovador de Enterprise Intelligence Platform (EIP).
Al-Invest
Durante a posse, o novo presidente anunciou a participação da Aciub na nova edição do Al-Invest Verd, programa regional de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia. Na edição passada, a instituição foi contemplada com R$ 1,1 milhão, atendendo 815 empresas. Número que representa 41% das ações do programa no Brasil.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.