Minas Gerais
Governador realiza primeira reunião com o secretariado em 2023

O governador Romeu Zema se reuniu com os secretários de Estado na tarde desta segunda-feira (13/2), no Palácio das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na primeira reunião do secretariado de 2023 e do atual mandato, o governador ressaltou a necessidade de manter o alinhamento dos anos anteriores, com novos objetivos e avanços. “Estamos em um novo governo, os secretários continuam, os pilares do nosso governo continuam, mas estaremos iniciando uma nova fase. A nossa primeira gestão foi marcada pela arrumação da casa e uma série de manutenções, e essa fase passou. Agora entraremos em uma fase de reformas estruturantes”, resumiu Zema aos secretários.
Participaram da reunião o secretário de Estado de Governo (Segov), Igor Eto, o secretário de Estado de Fazenda (SEF-MG), Gustavo Barbosa, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Luísa Barreto, o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, o secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, além do controlador-geral do Estado (CGE-MG), Rodrigo Fontenelle, o advogado-geral do Estado (AGE-MG), Sérgio Pessoa, o delegado-geral da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, o comandante do Gabinete Militar do Governador, coronel Frederico Otoni, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias do Nascimento e o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, comandante-geral da Polícia Militar.
Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Cristiana Kumaira, as chefes de gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Patrícia Mello, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Carolina Vespúsio, e a ouvidora-geral ajunta do Estado (OGE-MG), Gabriela Câmara. Cada secretário fez um resumo das pautas e ações mais importantes da pasta.
Consultor especial
O governador Romeu Zema também aproveitou a reunião de secretariado para apresentar a nova função que será executada pelo consultor especial do governador, Salim Mattar. Ele vai atuar assessorando diretamente o governador nas áreas do governo que têm interlocução com a atração de novos investimentos para o Estado e cuidando da administração das estatais em elevados padrões de governança e compliance.
O trabalho como consultor é voluntário, sem remuneração. Salim participará da articulação entre as secretarias para viabilizar ações que auxiliam ao Estado de Minas Gerais a se transformar em um ambiente mais competitivo para atrações de novas empresas.
“Queremos que Minas cada vez mais seja um estado amigo de quem trabalha e produz. Nesse sentido, temos que continuar avançando para destravar Minas. Sabemos que ainda temos muito para fazer. Nesse sentido, a experiência do Salim Mattar vai ser fundamental para seguirmos atraindo cada vez mais empresas e, consequentemente, abrindo mais postos de trabalho. Nosso objetivo é alcançar nossa meta de um emprego para cada mineiro”, destacou o governador Romeu Zema.
O empresário de 74 anos é fundador da Localiza Rent a Car S/A e já ocupou o cargo de Secretário de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Economia, de 2019 a 2020.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF