Minas Gerais
Governador Romeu Zema dá posse ao novo secretário de Infraestrutura e Mobilidade
O governador Romeu Zema deu posse, nesta segunda-feira (27/2), ao novo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza. Ele assume a pasta no lugar de Fernando Marcato, que esteve à frente da Seinfra entre 2020 e 2022.
Pedro Bruno atuava desde 2010 no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde liderou a Superintendência de Parcerias em Infraestrutura Social e Serviços Ambientais que tem como missão apoiar os clientes do setor público (ministérios, estados e municípios) na modelagem de parcerias para viabilizar investimentos privados em projetos de interesse público associados à agenda socioambiental.
É graduado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, com mestrado em Administração pela PUC-Rio e mestrado em Gestão Internacional pelo Institut d’administration des enterprises de Grenoble (França). Antes de ingressar no BNDES, teve passagens pela Petrobras, INDG (atual Falconi) e Governo de Minas Gerais.
“Sou egresso da Fundação João Pinheiro e poder voltar às minhas origens e contribuir com essa agenda tão relevante de infraestrutura é um motivo de muito orgulho. Podem contar com todo meu empenho”, afirmou o novo secretário.
Entre 2016-2019, Pedro Bruno também participou da formulação e atuou no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República como secretário de Coordenação de Energia, Mineração e Aeroportos e secretário de Articulação de Políticas Públicas.
“Eu fico muito satisfeito. Temos avançado no campo da infraestrutura, com um trabalho que começou com o ex-secretário Marco Aurélio Barcelos, teve continuidade com o ex-secretário Fernando Marcato e, tenho certeza, agora com você, que tem toda condição de prosseguir com essa missão”, destacou o governador Romeu Zema.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.