Minas Gerais
Governador se encontra com lideranças da agricultura mineira

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta segunda-feira (28/3), com representantes e lideranças do setor da agricultura mineira. O encontro foi realizado no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Após reunião com o setor da pecuária ocorrida há algumas semanas, desta vez, foi uma oportunidade para os representantes da agricultura apresentarem demandas e discutirem melhorias para o desenvolvimento do setor. Minas é um dos estados com maior diversificação de produção agrícola do país.
Também participaram da reunião a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini; o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, João Ricardo Albanez; e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), Luiz Cláudio Gomes.
O governador destacou a importância do encontro para debater melhorias e, também, a busca por soluções para o desenvolvimento do setor.
“Estamos aqui hoje para escutá-los. Já temos soluções em andamento para que possamos atender ao setor da agricultura de maneira adequada, mas o objetivo deste encontro é mais escutar do que falar, para identificar o que o Estado pode fazer e o que tem feito visando entender as necessidades da área. Temos que encontrar uma solução que viabilize o desenvolvimento do agronegócio mineiro preservando o meio ambiente”, disse o governador.
Durante o encontro, o chefe do Executivo anunciou aos representantes do setor alterações na Resolução Conjunta nº 3.102/2021, editada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A norma dispõe sobre os processos de autorização de intervenção ambiental. As mudanças visam reduzir custos desproporcionais para o setor e eliminar o passivo de processos de licenciamento.
Dessa forma, o Estado, sem causar prejuízo ao cumprimento das leis ambientais e proteção ao meio ambiente, reforça o diálogo com aqueles que pretendem contribuir com o desenvolvimento mineiro. As mudanças são exemplo do comprometimento do Governo de Minas, por meio da Seapa e da Semad, com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado.



ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics