Minas Gerais
Governador se reúne com Forças de Segurança do Sul de Minas para discutir ações de combate à criminalidade
O governador Romeu Zema se reuniu, na manhã desta sexta-feira (24/6), no município de Itajubá, no Sul de Minas, com os comandantes das Forças de Segurança da região para discutir ações de prevenção e combate à criminalidade nos municípios do Sul do estado.
O governador fez questão de estar presente em Itajubá para acompanhar de perto o trabalho na busca pelos envolvidos ao assalto à agência da Caixa Econômica Federal, ocorrido na cidade na última quarta-feira (21/6). A ocorrência é a primeira que envolve roubo a banco registrada no Estado neste ano. Ele estava acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.
“O motivo da minha presença aqui e do comandante é estarmos acompanhando de perto o que aconteceu. A nossa Polícia Militar produz hoje, juntamente com a Polícia Civil, o estado mais seguro do Brasil em relação a crimes violentos, de acordo com o Ministério da Justiça. Também temos a polícia menos letal, que só perde para o Distrito Federal, que não é um Estado. E temos assistido uma queda no número desse tipo de ocorrência que aconteceu aqui em Itajubá. Só em 2016 tivemos em Minas 252 ocorrências dessa natureza. Ano passado tivemos cinco. E esse ano é a primeira que estamos tendo no estado” disse o governador.
Investimentos
Zema destacou também o investimento realizado no Estado em segurança pública, sobretudo no que diz respeito à entrega de equipamentos e às melhores condições de trabalho para as polícias.
“O Estado tem investido muito, principalmente na questão da inteligência. O ideal é que esse tipo de ocorrência seja detectado antes que se desdobre em um crime real. Estamos investindo na compra de viaturas. Foram mais de 3 mil viaturas no nosso governo e aqui aproveito para agradecer os deputados estaduais e federais que têm sempre destinado emendas para um melhor equipamento para a polícia. Além da digitalização. São R$ 170 milhões em investimento”, afirmou.
Atuação em Itajubá
Até o momento, a PM já efetuou a prisão de um suspeito e realizou a apreensão de oito veículos e materiais, como munição de fuzil, miguelitos para furar pneu e escudo.
As Forças de Segurança estão empenhadas em encontrar os responsáveis pelo roubo. Está sendo feito cerco e bloqueio de rodovias na busca pelos envolvidos. O efeito militar foi reforçado, inclusive com a presença do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A suspeita da PM é a de que 12 pessoas estejam envolvidas no crime.
Para o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, as expectativas são boas para que em breve seja efetuada a prisão dos envolvidos no roubo. “Estamos com o cerco. Estamos com outras forças na parte de investigação e policias especializadas atuando. Temos expectativa que temos muitos deles ainda no nosso Estado, e estão feridos, e nossa expectativa é a de identificar e localizar essas pessoas”, disse.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.