Minas Gerais

Governador se reúne com líderes empresariais de 80 cidades mineiras

Publicados

em

O governador Romeu Zema esteve com representantes de associações comerciais, nesta quinta-feira (2/6), em Belo Horizonte, para falar sobre ações para o desenvolvimento econômico do estado.

O chefe do Executivo mineiro participou do Encontro de Presidentes 2022 da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas), entidade criada em 1954 e que engloba 300 associações comerciais dos quatro principais setores da economia mineira. O evento reuniu líderes empresariais de mais de 80 cidades.

Cristiano Machado / Imprensa MG

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, fez perguntas elaboradas por seus associados ao governador, como a demanda por melhorias nas estradas que cortam o estado. Zema destacou o lançamento do programa Provias. “Estamos fazendo o maior investimento nas estradas dos últimos dez anos, porque durante esse período o que Minas Gerais ficava fazendo era operação tapa buraco”.

Ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, Zema destacou que o programa está em sua primeira etapa, dedicada aos trechos mais críticos, mas que pretende estender tais melhorias para toda a malha viária do estado.

Leia Também:  Abertura do 40º Congresso Mineiro de Municípios reúne mais de cinco mil pessoas em debate sobre o futuro do municipalismo

Impostos e recuperação fiscal

O governador também foi questionado a respeito de dois tópicos de interesses dos representantes das associações comerciais: a diferença de alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entre as unidades federativas (Difal) e o Regime de Recuperação Fiscal.

Ele pontuou que, conforme anunciado no mês passado, o governo vai apresentar a proposta de um novo regulamento do ICMS ainda este ano, como forma de desburocratizar e simplificar o imposto, que teve sua última revisão em 2002 no estado. Zema convidou a Federaminas a participar da elaboração do documento, lembrando a proximidade da gestão com outras entidades para a construção de políticas públicas, como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Diálogo

Para o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, o evento foi uma oportunidade de aprimorar a parceria do setor com o governo. “Esse encontro foi um alinhamento para a continuidade do desenvolvimento econômico do estado, que passa pelas nossas associações e nosso setor”, enalteceu.

Leia Também:  Público e artistas comemoram Palácio do Samba, que fez estreia no Carnaval da Liberdade 2024

O governador destacou ainda, durante a conversa com os representantes das associações de empresários, que desde 2019 o governo já atraiu mais de R$ 230 bilhões em investimentos, valor bastante superior à meta para os quatros anos de gestão, que era de R$ 150 bilhões.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Abertura do 40º Congresso Mineiro de Municípios reúne mais de cinco mil pessoas em debate sobre o futuro do municipalismo

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Público e artistas comemoram Palácio do Samba, que fez estreia no Carnaval da Liberdade 2024

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA