Minas Gerais
Governo apresenta avanços na execução do Acordo de Reparação de Brumadinho

A assinatura do Acordo Judicial de Reparação aos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho completa um ano e um mês nesta sexta-feira (4/3). Compromissos de reparação foram firmados tendo como prioridade a recuperação socioambiental e socioeconômica da região atingida – Brumadinho e outros 25 municípios da bacia do Rio Paraopeba.
Os principais avanços na execução do termo judicial neste primeiro ano são mostrados no vídeo a seguir:
Também cabe destacar, além das informações que constam no vídeo, a seleção de 103 obras e iniciativas encaminhadas à Vale no fim do mês de fevereiro para detalhamento de cronogramas e custos. Obras estas a serem executadas nos 26 municípios atingidos. São 27 iniciativas para Brumadinho e 76 para os demais municípios, sendo três para cada um deles e uma específica para uma comunidade. Leia mais aqui.
O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes do desastre ocorrido em janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e responsabiliza a Vale por todos os danos socioambientais e socioeconômicos provocados em Brumadinho e nos outros 25 municípios atingidos da Bacia do Rio Paraopeba.
Informações detalhadas sobre a execução podem ser acompanhadas no site probrumadinho.mg.gov.br.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas