Minas Gerais
Governo conclui reforma na Escola Estadual Zezé de Lima, em Itaúna
O Governo de Minas acaba de entregar, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), obras de reforma na Escola Estadual Zezé de Lima, em Itaúna, região Centro-Oeste do estado.
Iniciadas em maio de 2022, as melhorias foram reforma da quadra poliesportiva, recuperação estrutural do talude em concreto e serviços de drenagem no piso externo de acesso à quadra. O investimento superou R$ 600 mil reais, recursos da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
No poliesportivo foram colocadas calhas galvanizadas e condutores de águas pluviais, complemento de pintura da estrutura metálica, limpeza com hidrojateamento no piso, selagem de trincas no piso e pintura do pavimento da quadra. Além disso, o local recebeu faixas de demarcação e instalação de novos equipamentos esportivos, como traves de gol de futsal, tabela e aro de basquetebol e rede de voleibol.
Incentivo
Para a diretora da escola, Juliana Gomes, a reforma da quadra e as outras melhorias representam incentivo para alunos e comunidade. “Por se tratar de uma construção mais antiga, a escola não possui pátio e a área utilizada para momentos de lazer é a quadra. É lá que a escola realiza comemorações, apresentações e recebe a comunidade escolar. O espaço estava muito deteriorado, e sem iluminação. Além disso, o alambrado havia sido furtado e as chuvas de 2021 deixaram a estrutura de arrimo do entorno comprometidas”, explica.
Daniela Gomes acrescenta, ainda, que a quadra nova é o espaço mais acolhedor da escola. Totalmente reestruturada e revitalizada, se tornou o cartão postal da unidade de ensino e motivo de orgulho para a equipe.
A escola Estadual Zezé Lima funciona na rua Alexandrina Bernardes, 273, bairro Itaunense e atende, atualmente, 460 alunos do ensino fundamental e médio.
História
A instituição de ensino foi criada em 15 de fevereiro de 1964.
Entre os anos de 1984 a 2015 a escola oferecia apenas o ensino fundamental I e II. De 2016 em diante, a comunidade escolar passou a contar com turmas de ensino médio, implantado gradativamente, e, em 2018, a escola teve a primeira turma formada.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgronegócio mineiro cresce
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásUFU vai mudar vestibular 2026
-
Coluna Minas Gerais36 minutos atrásDo ATeG Café+Forte para o programa Mais Você



