Minas Gerais
Governo de Minas amplia projeto que consolida a cultura organizacional na administração pública e contribui para desenvolvimento do Estado

O Governo de Minas Gerais lançou, nesta segunda-feira (30/10), a Jornada da Cultura Organizacional para servidores de secretarias e órgãos autônomos do Estado. A iniciativa faz parte do projeto “Valores e Práticas”, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), que aponta comportamentos importantes para os agentes públicos estaduais, com objetivo de aprimorar de forma permanente o serviço público mineiro. Clique aqui para acessar o conteúdo.
O projeto já envolvia os gestores e, agora, foi ampliado para a participação direta de servidores de secretarias de Estado e órgãos autônomos. A Jornada foi apresentada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, em transmissão ao vivo no canal do YouTube da Seplag-MG.
Trata-se de uma atividade on-line e individual, realizada com login e senha. Nela, são apresentados conteúdos sobre cultura organizacional e mudança, que irão apoiar os servidores nas suas atividades do dia a dia.
“Esse projeto traça os propósitos desejados pelo Governo de Minas para os servidores públicos, para que a gente tenha, no Estado, um ambiente cada vez melhor para se trabalhar. Nós queremos efetivamente transformar Minas no melhor lugar para se viver e investir e mostrar isso para o cidadão”, explicou Luísa Barreto.
A secretária destacou como valores do Estado a iniciativa, a proatividade, a integração e a desburocratização dos serviços. “A partir da consolidação da nossa cultura organizacional, com o comprometimento dos servidores públicos, conseguimos ter um governo mais preparado para entregas melhores à sociedade mineira”, complementou.
Os comportamentos desejados e os que devem ser evitados já estão presentes no dia a dia dos servidores estaduais, como ressaltou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel. Segundo ela, a iniciativa busca jogar luz a esses fatos e assegurar que tanto agentes públicos quanto cidadãos mineiros percebam nitidamente a cultura do Estado.
“Buscamos que todos tenham a imagem de Minas Gerais com serviços simples e eficientes, equipes colaborativas, sempre dispostas a atender todos da melhor forma, e que jamais colocarão o objetivo próprio do servidor à frente de qualquer objetivo e necessidade do coletivo, da sociedade”, reforçou.
Valores e práticas
O projeto Valores e Práticas é desenvolvido com os gestores do Estado desde o fim de 2020, em parceria com a Comunitas e com apoio técnico da consultoria Betania Tanure Associados (BTA). Agora, com a Jornada da Cultura Organizacional, o público-alvo da iniciativa foi ampliado, possibilitando a participação direta de servidores.
Chamada de “Nosso Jeito de Ser e Fazer”, a gestão da cultura aponta os comportamentos que fortalecem os objetivos propostos – nós fazemos – e os que não contribuem para esse aprimoramento – nós não fazemos – que devem ser observados na rotina de trabalho. Para acessar a Jornada da Cultura Organizacional, clique aqui.
Nesta etapa, participam do projeto servidores das seguintes secretarias e órgãos: Agricultura e Pecuária; Comunicação, Casa Civil, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Fazenda, Governo, Infraestrutura e Mobilidade, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Planejamento e Gestão, Secretaria Geral, Advocacia Geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado e Polícia Civil de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar