Minas Gerais

Governo de Minas apoia expansão de multinacional de reciclagem em Juiz de Fora

Publicados

em

A Indorama Ventures inaugura, nesta terça-feira (8/8), expansão da unidade produtiva em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A empresa é uma das maiores produtoras de resina de Polietileno Tereftalato (PET) reciclado do mundo, usada na fabricação de embalagens.

O investimento soma cerca de R$ 100 milhões, com previsão de geração de 40 empregos e beneficiar milhares de catadores de materiais da região. A empresa contou com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a vinculada Invest Minas.

Atualmente, a unidade de Juiz de Fora produz 9 mil toneladas de rPET por ano, e passará para a capacidade de 25 mil toneladas, o que significa a reciclagem de 2 bilhões de garrafas pet até 2025. “A unidade de reciclagem aumentou a capacidade de produção de material reciclado pós-consumo, possibilitando que a empresa contribua para a redução de resíduos plásticos enviados para aterros sanitários e oceanos e criando mais empregos verdes”, destaca Flávio Assis, gerente da unidade de Juiz de Fora da Indorama Ventures.

Leia Também:  Governo de Minas lança consulta pública para implementação da Nova Lei de Licitações

Investimento verde

A empresa chegou a Juiz de Fora em 2020, adquirindo a planta operada pela AG Resinas, que agora está sendo expandida. As equipes técnicas da Invest Minas e da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) participaram das tratativas para que a empresa alcançasse o regime especial de tributação e pudesse viabilizar a expansão e a operação do empreendimento.

“O trabalho para viabilizar os investimentos verdes é uma das prioridades do Governo de Minas. A expansão da Indorama Ventures significa a retirada de toneladas de resíduos plásticos do nosso meio ambiente, geração de valor em materiais que seriam descartados, além da geração de mais empregos na região. É um investimento que produz ganhos econômicos, sociais e ambientais”, ressalta o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga.

Sobre a Indorama

A Indorama Ventures Public Company Limited, listada na Tailândia (ticker Bloomberg IVL.TB), é uma das principais produtoras petroquímicas do mundo, com presença global de fabricação na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico.

A carteira da empresa inclui PET combinado, óxidos e derivados integrados e fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de FMCG e automotivo, como bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segmentos de segurança.

Leia Também:  Confira as mais de 8,2 mil vagas disponíveis no Sine em Minas Gerais

A Indorama Ventures possui cerca de 26 mil funcionários em todo o mundo e uma receita de US$ 18,7 bilhões em 2022.

A empresa, listada nos índices de Mercados Emergentes e Sustentabilidade Mundial da Dow Jones (DJSI), está comprometida em desenvolver tecnologias e processos que utilizem PET pós-consumo e resíduos de poliéster como matéria-prima para o futuro.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Confira as mais de 8,2 mil vagas disponíveis no Sine em Minas Gerais

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Minas garante transporte aéreo médico para pacientes em situações críticas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA