Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas apresenta políticas públicas a cerca de 600 gestores municipais do setor agropecuário

Published

on

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), apresentou a cerca de 600 gestores municipais do setor agropecuário as políticas públicas executadas para o fortalecimento das atividades rurais, no Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, nesta quinta-feira (11/4), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante o evento, também foram entregues kits feira e de irrigação para os municípios e veículos para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

Diego Vargas / Seapa

Em vídeo exibido no evento, o vice-governador Professor Mateus ressaltou a relevância da iniciativa. “Nós alcançamos um número extraordinário do PIB da agropecuária em Minas Gerais. Neste ano, o nível geral chegou à marca de mais de R$ 1 trilhão. Há inúmeras soluções inovadoras para os desafios do setor e nós do Governo de Minas estamos ao lado de vocês para continuarmos transformando o agro e, com isso, o agro continuar transformando Minas Gerais”, afirmou.

Regularização fundiária rural, incentivos à produção e comercialização da agricultura familiar, programas executados pela Emater-MG, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foram algumas das ações detalhadas com os gestores dos municípios.

“Este seminário foi um momento único, em que mostramos as políticas públicas que têm de chegar lá na ponta, no município, onde as coisas acontecem. O objetivo é, junto com os parceiros, os prefeitos e os secretários municipais, realizar um trabalho para gerar renda, empregos e o crescimento do agro, que cada vez mais desponta em Minas Gerais”, destacou o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes.

Leia Também:  Governo alerta para notícias falsas sobre a Carteira de Identidade Nacional

Na avaliação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Poté, Namir Lauar, o saldo do seminário foi positivo. “Nós estamos no Nordeste de Minas e temos 3,3 mil produtores cadastrados na Emater-MG. Nossa agricultura é familiar e a gente precisa desse apoio do Governo do Estado para incrementar a produção e melhorar a qualidade da vida dos nossos produtores”, afirma.

Veículos

O secretário realizou a entrega simbólica de dois veículos para a Emater-MG, em referência a 159 carros que devem chegar aos escritórios nos próximos dias. Com investimento de R$ 12,3 milhões, os automóveis serão encaminhados para os 32 escritórios regionais da Emater-MG, garantindo melhoria na logística de transporte, nas condições de trabalho dos extensionistas e no acesso ao produtor rural, além de gerar economia na manutenção da frota.

Na presença do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, foram premiadas ainda as equipes campeãs do Pacto por Resultado da empresa. O escritório local de Jaboticatubas recebeu um carro, como destaque em nível municipal, entre os 811 municípios atendidos. Já a equipe de Cataguases foi a agraciada entre as 32 unidades regionais com um veículo.

Kit irrigação

A entrega simbólica do kit irrigação foi realizada para os municípios de São Sebastião do Maranhão e Senhora do Porto, ambos na região do Vale do Rio Doce. O kit é composto pelo conjunto de irrigação por gotejamento (filtro, gotejador, conectores e demais itens para a montagem), além de uma caixa d’água de mil litros.

Leia Também:  Projeto de Lei Descentra Cultura é aprovado em primeiro turno na Assembleia 

“Os kits de irrigação vão ser muito interessantes para a nossa agricultura familiar. Nossa região não é tão seca, mas tem um período seco, então serão úteis para o agricultor produzir o ano inteiro, vai ajudar demais”, avaliou o secretário de Agricultura de Senhora do Porto, Ivair Barbosa Barroso.

A irrigação permite a esses agricultores familiares a produção de hortaliças e frutas na maior parte do ano para o consumo próprio e a comercialização do excedente em feiras livres e mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo novas oportunidades de renda. A meta da Secretaria de Agricultura para este ano é entregar mais de 1,3 mil conjuntos em 90 municípios.

Kit feira

Outra entrega simbólica foi a de um de kit feira para o município de Pains, no Oeste de Minas. A doação do conjunto, composto por dez barracas, 20 jalecos e 40 caixas plásticas, faz parte de projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura para promover a adequação da infraestrutura de feiras livres, valorizar a produção local e abrir oportunidades de negócio para a agricultura familiar. Para este ano, estima-se entregar 117 kits feiras aos municípios.

“Esse kit será muito importante principalmente para os pequenos agricultores. Nós temos uma feira livre há quase 12 anos, e o conjunto irá ajudar a melhorar a comercialização, diversificar os produtos oferecidos”, afirmou o secretário Agricultura do município, Carlos Alberto Farias.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Hoje é o último dia para inscritos no Sucem realizarem a matrícula na rede estadual de ensino

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA