Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas cede edifício do Solar Narbona para o TRF-6

Publicados

em

O Governo de Minas formalizou a cessão do Palacete do Solar Narbona para o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em cerimônia realizada nesta quarta-feira (17/1). O prédio faz parte do Circuito Liberdade e, após passar por reforma, será a sede da Escola da Magistratura, da Biblioteca, do Centro de Memória e da Revista do TRF-6.

O governador Romeu Zema participou da cerimônia e demonstrou otimismo com a finalidade que será dada ao prédio, agora sob responsabilidade do TRF-6 pelo período de cinco anos, transferência de posse que pode ser prorrogada por mais cinco.

“Esse equipamento ficará totalmente diferente da situação atual, muito mais bem conservado, com pessoas fazendo uso e enriquecendo o Circuito Liberdade”, destacou Zema.

O imóvel, construído no início do século passado, já funcionou como delegacia, faculdade de Odontologia e residência, antes de virar a sede da Secretaria de Estado Cultura de Minas Gerais (Secult-MG), transferida para a Cidade Administrativa.

O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) dentro do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade.

Leia Também:  Confira as mais de 7,9 mil vagas de emprego disponíveis em Minas no painel do Sine

Finalidade pública

O termo de cessão foi assinado pela presidente do TRF-6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, pelo presidente da Escola de Magistratura e da Revista do Tribunal, desembargador Grégore Moura, e pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Luísa Barreto.

“Essa casa irá proporcionar mais proximidade da Justiça Federal com as pessoas da nossa cidade e tenho a certeza de que o TRF-6 dará um excelente uso ao imóvel. Mais do que isso, promoverá no Solar Narbona um espaço de memória para que as pessoas consigam compreender a importância da Justiça Federal em Minas”, ressaltou a secretária, destacando a contribuição do TRF-6 para o estado desde o ano em que foi criado, em 2022.

“Há pouco mais de um ano, esse tribunal foi criado, trazendo muito mais qualidade à Justiça Federal em Minas, trazendo celeridade, liderando discussões importantes como a que temos tido em torno da repactuação de Mariana”.

Projetos

Enquanto o Centro de Memória desempenhará um papel cultural significativo, estando aberto à visitação pública, a Escola de Magistratura e a Revista do TRF-6 proporcionarão conhecimento e integração entre o público e a sociedade civil.

Leia Também:  Mulheres são presença marcante no trabalho desenvolvido nos órgãos ambientais em Minas

Para o Estado de Minas Gerais, a cessão, que significa uma transferência de posse e não de propriedade, viabiliza a restauração e o uso do imóvel, que poderá cumprir uma finalidade pública.

Para a presidente do TRF-6, a cessão é oportunidade de aproximar a Justiça Federal da população. “A responsabilidade de cuidar desse prédio não é um encargo, mas uma alegria para nós, que vamos participar da reconstrução desse conjunto arquitetônico, retribuindo para a comunidade. Estamos instalando a interface da Justiça Federal não apenas com o jurisdicionado, mas também com o povo mineiro.”

Outras cessões

Em 2023, a Seplag-MG promoveu 42 cessões de imóveis. A cessão do Solar Narbona é a segunda de 2024. A primeira foi área de uma escola estadual para uso da prefeitura de Rio Pomba, na Zona da Mata.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Pesquisadoras da Epamig orientam sobre suplementação alimentar para bovinos

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA