Minas Gerais
Governo de minas conclui capacitação de defesas civis municipais na atuação em situações de risco

Nesta terça-feira (31/10), foi concluído o “Curso de Formação para Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil” que capacitou mais de 70 servidores municipais, em uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Com início em agosto e com oferta de cem vagas, de forma gratuita, para coordenadores municipais de proteção e defesa civil, distribuídas proporcionalmente à quantidade de municípios dentro da respectiva Regional de Defesa Civil (Redec), o curso foi concebido com o principal propósito de integrar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e promover a cultura da resiliência, com foco na Gestão de Riscos e Gestão de Desastres, visando a construção de comunidades capazes de enfrentar desastres.
O curso, pioneiro nessa temática, foi oferecido na modalidade semipresencial e buscou fornecer conhecimentos e habilidades necessárias para gerenciar de forma eficiente e segura situações de emergência e desastres naturais. O curso abordou temas como Mapeamento de Área de Risco; Sistema de Comando em Operações; Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), na modalidade EAD, e Vistoria técnica – exercício prático de patologia nas edificações; SCO na prática, como módulos presenciais e, complementares, como Sistema Prox, além de palestra sobre atenção psicossocial e primeiros cuidados psicológicos às vítimas em situações de desastres.
No dia 30/10 ocorreu o último encontro presencial e no dia 31/10 teve a avaliação final e conclusão do curso. O outro encontro presencial aconteceu em 20/9, na cidade de Ouro Preto. Esses encontros tiveram como objetivo facilitar o aprendizado por meio de aulas práticas, tornando a teoria mais tangível para os alunos.

Prevenção é o foco
Como compromisso em fortalecer a segurança da população em todos os municípios do estado, garantindo que estejam devidamente preparados para agir de forma coordenada e eficiente em momentos de crise, a Defesa Civil Estadual tem investido em outras capacitações.
O curso do 1º Interventor em Proteção e Defesa Civil acontece em Regiões da Polícia Militar (RPM) espalhadas em todo o estado. Ele tem como objetivo compartilhar conhecimentos e capacitar policiais militares para atuarem em ocorrências referentes às ações e proteção de defesa civil. Busca ainda padronizar procedimentos e fortalecer a atuação da PMMG na gestão de risco e desastre para tornar Minas Gerais um estado mais resiliente diante de desastres naturais e cenários de risco crescentes.
Está sendo realizado também o curso de Sistema de Comando em Operações nas Regiões de Proteção e Defesa Civil (Redec) que ressalta a importância de os coordenadores municipais conhecerem a ferramenta gerencial de SCO e atuação dos agentes nas ocorrências de desastre, utilizando a metodologia aplicada, em cooperação com outras agências.
A Cedec promoveu, ainda, o ‘Seminário de Preparação para o período chuvoso’, no dia 21/10, e buscou preparar e orientar os municípios para o enfrentamento desse período da forma mais intensa.
Ao longo de 2023, a Defesa Civil Estadual distribuiu também 15 kits contendo uma viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos aos municípios. Os equipamentos serviram para complementar os outros 497 distribuídos ao longo de 2022.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas