Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas divulga construção do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da RMBH

Published

on

Visando contribuir para uma crescente garantia do direito à moradia adequada – reconhecido em 1948 a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos e garantido no art. 6º da Constituição Brasileira – o Governo de Minas, por meio da Agência RMBH e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), divulga o lançamento da elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH). O evento será realizado na próxima quinta-feira (9/11), às 10 horas, virtualmente pelo canal da Agência RMBH no Youtube.

Este será um passo importante na construção de um instrumento de planejamento com o objetivo de viabilizar a realização das ações da política habitacional na perspectiva da garantia do acesso à moradia digna por parte da população de baixa renda e de apresentar a percepção dos agentes sociais sobre habitação de interesse social.

O plano será elaborado em colaboração com especialistas, gestores públicos, organizações interessadas na pauta e membros da comunidade. Durante o lançamento, a equipe técnica da Agência RMBH apresentará o Plano de Trabalho e as definições do planejamento geral das ações de comunicação e mobilização social.

Leia Também:  Governo de Minas entrega títulos de propriedade definitiva a 116 famílias de Araxá

De acordo com o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Mota, o Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social representa um esforço abrangente para enfrentar as disparidades habitacionais na Grande BH. “Por meio de extensa pesquisa, colaboração com especialistas e engajamento comunitário, o PMHIS visa criar políticas e diretrizes que garantam moradia digna para todos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade. Ele inclui estratégias para promover a acessibilidade, inclusão social, cidadania e sustentabilidade ambiental nas comunidades urbanas e rurais da Região Metropolitana de Belo Horizonte”.

Investimento na política habitacional

Os recursos para a elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social estão sendo viabilizados do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FDM). Os recursos do FDM são utilizados para a elaboração de estudos e planos em infraestrutura, transporte, habitação, saneamento básico e outras áreas que contribuem para melhorar a qualidade de vida na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Fundo é uma das formas utilizadas pelo Governo de Minas Gerais para promover o crescimento econômico e social, além de melhorar a organização urbana e a prestação de serviços públicos nessa região.

Leia Também:  Cemig e RecargaPay oferecem desconto no pagamento da fatura de energia com Pix

Serviço

Data: 9/11/2023

Horário: 10 horas

Local: Canal do YouTube da Agência RMBH (youtube.com/@agenciarmbh538)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Plano Estratégico de Análise e municipalização do CAR vão impulsionar a regularização ambiental de imóveis rurais em MG

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA