Minas Gerais

Governo de Minas divulga construção do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da RMBH

Publicados

em

Visando contribuir para uma crescente garantia do direito à moradia adequada – reconhecido em 1948 a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos e garantido no art. 6º da Constituição Brasileira – o Governo de Minas, por meio da Agência RMBH e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), divulga o lançamento da elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH). O evento será realizado na próxima quinta-feira (9/11), às 10 horas, virtualmente pelo canal da Agência RMBH no Youtube.

Este será um passo importante na construção de um instrumento de planejamento com o objetivo de viabilizar a realização das ações da política habitacional na perspectiva da garantia do acesso à moradia digna por parte da população de baixa renda e de apresentar a percepção dos agentes sociais sobre habitação de interesse social.

O plano será elaborado em colaboração com especialistas, gestores públicos, organizações interessadas na pauta e membros da comunidade. Durante o lançamento, a equipe técnica da Agência RMBH apresentará o Plano de Trabalho e as definições do planejamento geral das ações de comunicação e mobilização social.

Leia Também:  Governador participa de celebração dos 30 anos da Lei Orgânica do Ministério Público

De acordo com o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Mota, o Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social representa um esforço abrangente para enfrentar as disparidades habitacionais na Grande BH. “Por meio de extensa pesquisa, colaboração com especialistas e engajamento comunitário, o PMHIS visa criar políticas e diretrizes que garantam moradia digna para todos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade. Ele inclui estratégias para promover a acessibilidade, inclusão social, cidadania e sustentabilidade ambiental nas comunidades urbanas e rurais da Região Metropolitana de Belo Horizonte”.

Investimento na política habitacional

Os recursos para a elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social estão sendo viabilizados do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FDM). Os recursos do FDM são utilizados para a elaboração de estudos e planos em infraestrutura, transporte, habitação, saneamento básico e outras áreas que contribuem para melhorar a qualidade de vida na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Fundo é uma das formas utilizadas pelo Governo de Minas Gerais para promover o crescimento econômico e social, além de melhorar a organização urbana e a prestação de serviços públicos nessa região.

Leia Também:  Abertas as inscrições para a programação científica do Minas Láctea 2023

Serviço

Data: 9/11/2023

Horário: 10 horas

Local: Canal do YouTube da Agência RMBH (youtube.com/@agenciarmbh538)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fabricante italiana de argamassas inaugura fábrica em Matozinhos, na RMBH
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA