Minas Gerais

Governo de Minas divulga resultado da pesquisa “Quais são os interesses e sonhos da juventude mineira?” 

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), empreende esforços para capacitar e aprimorar as perspectivas de emprego para os jovens no estado.

Uma das ações é pesquisa realizada em parceria com a Um Milhão de Oportunidades para o Futuro Minas Gerais (1MiOMG), iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A última edição, em novembro de 2023, tem como objetivo compreender as diversas especificidades e interesses da juventude.

Cerca de 600 participantes responderam ao questionário “Quais são os interesses e sonhos da juventude mineira?” por meio do U-Report Brasil, programa global do Unicef que utiliza redes sociais para realizar enquetes por meio de um chatbot, assistente virtual capaz de manter uma conversa em tempo real por texto.

SEE / Reprodução

Demandas

Com os resultados, é possível avaliar a demanda dos jovens por oportunidades de trabalho, considerando gênero, localização e idade.

A pesquisa revelou que 86% das respostas foram de mulheres, 11% de homens e 2% não-binários.

Leia Também:  Governo entrega obra de ponte na LMG-862, na Zona da Mata mineira

A maioria desses participantes busca oportunidades de aprendizado, estágios e empregos por meio de redes sociais (39,95%), seguidos daqueles que utilizam portais e sites de emprego (16,98%).

Constatou-se também que 36% dos participantes fazem algum curso e estão em busca de oportunidades de trabalho, enquanto apenas 5% não cursam ou procuram emprego.

“A pesquisa nos ajuda a subsidiar quais são os interesses dos nossos jovens e, principalmente, o que estão buscando para o futuro deles. Assim, nos leva a criar políticas públicas para atender a essas expectativas e poder fomentar cursos de qualificação profissional, que levem esses estudantes ao mercado de trabalho com capacitação, de forma que eles possam ser inseridos nesse contexto com mais oportunidades”, afirma a coordenadora da Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.

Análise

A análise das respostas coletadas permitirá à 1MiO e ao Governo de Minas compreender melhor as aspirações da juventude mineira e adaptar a oferta de oportunidades para atender a essas necessidades. Os resultados podem ser acessados neste link.

A plataforma

Leia Também:  População participa de audiências sobre concessão dos parques do Ibitipoca e do Itacolomi

Em agosto de 2023 foi estabelecida parceria com o Unicef para criar a plataforma digital Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais (1MiOMG).

Essa plataforma tem o objetivo de facilitar a transição dos jovens que frequentam ou concluíram cursos de formação profissional do Governo de Minas para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que incentiva o setor privado a promover oportunidades, inclusão e desenvolvimento desse público.

Três grandes empresas multinacionais já firmaram parceria com o Governo de Minas no programa, Mercado Livre, Paul Wurth e Milplan, reforçando o compromisso de criar e divulgar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho a jovens e adolescentes, com foco em grupos em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Minas Gerais inaugura tomógrafo em Sete Lagoas adquirido com repasse estadual de R$ 1,5 milhão 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA