Minas Gerais
Governo de Minas e educadores criam regime de colaboração entre Estado e municípios
Realizada nesta terça-feira (28/2), a 8ª edição especial do Café Com Prosa, evento da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), contou com anúncio de novidades e a presença do governador Romeu Zema.
Em sinalização importante para o fortalecimento da educação pública, SEE/MG e Undime – MG assinaram Protocolo de Intenções para institucionalizar o Regime de Colaboração entre o Governo de Minas e os municípios mineiros. Houve também anúncio do lançamento do Programa de Promoção da Saúde Auditiva e Ocular “Miguilim”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
O objetivo do encontro foi institucionalizar a colaboração entre Estado e municípios mineiros, por meio de ações conjuntas e diálogos constantes entre governo, cidades e setores representantes da educação, no âmbito estadual, nacional, regional e local, para que Minas seja, cada vez mais, referência nacional na educação pública.
Avanços
O governador Romeu Zema aproveitou a reunião de educadores para pontuar os avanços já conquistados na área da educação nos últimos quatro anos. “Quitamos a dívida do Fundeb, ICMS e IPVA com os municípios, o que soma R$7 bilhões, e continuamos pagando de forma corrente. Investimos recursos para melhoria da infraestrutura de mais de 1,4 mil escolas estaduais, melhoria da merenda e compra de equipamentos e mobiliários. Além disso, temos pela primeira vez um secretário de Educação que foi diretor da rede, o que me orgulha muito”, ressaltou o governador.
O objetivo do encontro foi institucionalizar a colaboração entre Estado e municípios mineiros, por meio de ações conjuntas e diálogos constantes entre governo, cidades e setores representantes da educação, no âmbito estadual, nacional, regional e local, para que Minas seja, cada vez mais, referência nacional na educação pública.
Além do governador Romeu Zema, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a secretária adjunta de Educação, Geniana Faria, o presidente da Undime, Marcelo Wagner, a diretora executiva Suely Duque, além de público superior a mil pessoas, entre secretários municipais de Educação, superintendentes Regionais de Ensino e vários agentes apoiadores da educação e autoridades.
Protocolo de intenções
Entre os objetivos propostos no documento está a garantia de estruturação e fortalecimento de um regime de colaboração que promova a melhoria contínua da aprendizagem, em todo território mineiro, em todos os níveis e etapas, da educação básica ao ensino superior, que priorize o processo de alfabetização e de aprendizagem de todas as crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino.
O protocolo foi assinado pelo secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e pelo presidente da Undime, Marcelo Wagner.
Igor de Alvarenga destacou a importância da pactuação para a educação de Minas Gerais. “ É uma ação de extrema importância para o Estado, principalmente, após o período de pandemia, em que precisamos apoiar a rede municipal com a recomposição de aprendizagem, nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Foi um grande passo construído de forma conjunta com a Undime. Além disso, junto à Secretaria de Estado de Saúde, conseguimos uma inovação, o Projeto Miguilim, para realizar triagem auditiva e visual dos estudantes das escolas estaduais e municipais”, explicou Igor.
Na oportunidade, também foram anunciadas outras estratégias da pasta, com objetivo de fomentar ainda mais a parceria com os municípios, como a devolutiva da avaliação diagnóstica que será oferecida aos municípios e o programa de combate à evasão escolar que está sendo desenvolvido pela SEE.
O presidente da Undime, Marcelo Wagner, agradeceu por poder alinhar com o governo esse protocolo para educação municipal. “Estamos construindo uma política estadual educacional forte. Este é o propósito do protocolo de intenções que assinamos hoje. A Undime é a representatividade da educação municipal deste país. Saímos deste evento vislumbrando o futuro com este protocolo de intenções. Muito obrigado”, comemorou o presidente.
Projeto Miguilim
Depois da assinatura do protocolo, o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, juntamente com o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou o Programa Miguilim, iniciativa inédita da parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Saúde para levar saúde visual e auditiva aos estudantes das escolas estaduais e municipais em todo estado.
O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, disse o quanto este projeto vai impactar na vida das famílias. “ A expectativa da SES é de investir mais de R $30 milhões neste projeto, que será pactuado dentro da governança do Sistema Único de Saúde(SUS). Esse projeto nos impacta muito, esperamos logo ver resultados colhidos, com crianças desenvolvendo melhor e aprendendo mais”, ressaltou Fábio.
O programa será implementado em todo território mineiro para oferecer triagem ocular e auditiva dos educandos no ambiente escolar; garantia de consultas e exames especializados em audiologia e oftalmologia, além de fornecimento de aparelhos auditivos e óculos.
O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.
Programação
A programação do evento continuou ao longo da tarde desta terça-feira (28/2) e, nesta quarta-feira (1/3), terá participação de diversos dirigentes municipais e equipes técnicas das secretarias municipais e da Secretaria de Estado de Educação. O evento será transmitido no canal do YouTube da SEE/MG: @estudioeducacaomg8728
Undime
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília, no Distrito Federal.
Quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz.
Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com governos, sociedade, família, criança e jovem estão constantemente em pauta.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.