Minas Gerais
Governo de Minas e ‘Gerando Falcões’ avaliam parceria para incentivar empreendedorismo social

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta sexta-feira (3/2), com o fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, Eduardo Lyra. Eles discutiram possíveis projetos em parceria para o desenvolvimento social e econômico das comunidades de favelas em Minas Gerais.
Acompanhado pelos secretários de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, e de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e pela presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault, o governador conheceu algumas das iniciativas implantadas pela ONG, criada em 2011.
“Já conhecia o instituto, mas não os detalhes que foram apresentados hoje, e espero que possamos caminhar juntos para sincronizarmos os passos e ações”, disse Romeu Zema.
Natural de Guarulhos, na Grande São Paulo, Eduardo Lyra criou a entidade para levar serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania para as favelas. Hoje, a ONG já atua em mais de 6 mil vilas e aglomerados de todas as unidades federativas do Brasil, com uma rede da qual fazem parte outras 1.280 organizações não-governamentais.
Ele apresentou exemplos de transformação dessas comunidades por meio do projeto Favela 3D (Dignos, Digitais e Desenvolvidos), com o uso de tecnologia e capacitação para melhorar a situação da população. “A grande fragilidade do país é que quando se fala no combate à pobreza o único modelo é focado na transferência de renda. E a transferência de renda ameniza a pobreza, mas não resolve. O nosso ponto é construir uma trilha para emancipação social”, disse Lyra.
Considerado um exemplo do terceiro setor, o fundador da ONG está na lista de 15 jovens brasileiros com potencial de mudar o mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial, e também na lista da Forbes das 30 pessoas mais influentes do Brasil com menos de 30 anos.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem