Minas Gerais

Governo de Minas e Sebrae lançam programa de consultorias para pequenas empresas do setor de fundição e da moda

Publicados

em


Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (24/3), do lançamento de mais uma edição do programa Mutirão de Produtividade, parceria entre o Governo de Minas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), que vai oferecer consultorias do Sebraetec para pequenas empresas do setor de fundição e da moda de dez municípios do Centro-Oeste mineiro. O evento de abertura foi realizado na cidade de Divinópolis.

O governador comemorou a ação e destacou os avanços de Minas no fomento à economia.

“É muito bom assistir o estado avançar. Na semana passada, tivemos a divulgação de um indicador do IBGE muito importante. De acordo com os dados, o Brasil, no ano passado, cresceu 4,6%. Enquanto que o crescimento de Minas Gerais foi de 5,1%. Ou seja, conseguimos avançar além do Brasil. Estamos aqui trabalhando para eliminar ou reduzir todos os gargalos existentes para que a economia possa crescer, gerando renda e empregos”, disse o governador.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que também participou do evento, disse que o programa marca a fase final de um projeto exitoso, em que o Governo de Minas e o Sebrae uniram forças.

Leia Também:  Pequenos pecuaristas do Sul de Minas investem na fertilização in vitro para melhoria do rebanho

“Trata-se de um plano visando, principalmente, aquelas empresas que sofreram durante a pandemia, para que tenham apoio e consultoria específica e especializada e possam ser mais prósperas em seus negócios”, disse.

Mutirão de Produtividade

As consultorias são direcionadas para a melhoria dos processos de inovação de produtos e serviços de pequenos negócios. Elas são 100% subsidiadas pelo Sebrae Minas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever por meio de um formulário do Sebrae.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG (mais fotos: clique aqui)

Entre os pequenos negócios que podem se inscrever no Mutirão de Produtividade estão os polos: calçadista de Nova Serrana, com cerca de 500 vagas disponíveis para o Sebraetec; confecção de Divinópolis, com 300 vagas; e fundição de Cláudio, Itaúna e Divinópolis, com 150 vagas. Todas as empresas inscritas passarão por uma seleção e serão contatadas pelo Sebrae Minas. Ao todo, são dez horas de atividades por empresa, para visita técnica, elaboração de diagnóstico e relatório

As consultorias são presenciais e remotas e sempre acompanhadas por um especialista em produtividade, que fará uma avaliação da empresa para identificar as oportunidades de melhorias no processo produtivo das empresas participantes. Além disso, será feito um levantamento sobre alternativas para minimizar os problemas identificados, com o objetivo de aumentar a eficiência produtiva, reduzir custos e ampliar as vendas dos negócios.

Leia Também:  Mais produtores serão legalizados por meio do Projeto Queijo Minas Legal

Parcerias

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), uma das parceiras do programa, Flávio Roscoe Nogueira, ressaltou que o programa é mais um resultado das parcerias com o Estado.

“Todos os projetos foram desenhados por várias mãos para que haja desenvolvimento e prosperidade para o povo mineiro. Estamos falando aqui não de um programa de atendimento a empresários, mas sim de apoio a sociedade.  A sociedade se desenvolve através de iniciativas como esta, que atinge diretamente a produtividade, gerando competitividade, renda e emprego”, afirma.

O ‘Mutirão de Produtividade’ é realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais e Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio (Asimec).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Estado inaugura UAI Compartilha em Joaquim Felício, na região Central

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Maior produtor do mundo, Minas Gerais é protagonista no Dia Mundial do Café

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA