Minas Gerais
Governo de Minas e Sebrae realizam a 5ª Semana Mineira do Artesão
O Governo de Minas, por meio da Diretoria de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede MG), realiza, em parceria com o Sebrae Minas, a 5ª Semana Mineira do Artesão, entre os dias 21 e 25/3. Na programação, acontecerá capacitações e encontros on-line e presenciais, em várias cidades do estado.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido, as ações e políticas econômicas voltadas para o artesanato no estado são extremamente importantes porque dialogam diretamente com o artesão, público que teve seu trabalho comprometido durante a pandemia. “Nesse cenário, partimos para um 2022 com mais esperanças e oportunidades, com o intuito de valorizar ainda mais o nosso produto, qualificar os artistas mineiros e trazer mais oportunidades de vendas. O Governo de Minas está caminhando para a 5ª edição da Semana do Artesão, incentivando e promovendo ações que fortaleçam esse importante ofício na vida dos mineiros”, destaca Cabido.
Artesãos em Minas
Em Minas Gerais, mais de 27 mil artesãos se tornaram microempreendedores individuais (MEI), representando 12% dos trabalhadores formalizados no segmento em todo o país, de acordo com dados da Receita Federal até o início de março deste ano. Em outro levantamento do governo federal, quase 10 mil artesãos mineiros são cadastrados na Carteira Nacional do Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) até fevereiro de 2022.
Dia do Artesão
Comemorado no dia 19/3, o Dia do Artesão marca a celebração de um importante ofício em Minas Gerais: o artesanato. “A Programação da 5ª Semana do Artesão Mineiro foi pensada para homenagear e capacitar esses empreendedores que traduzem a cultura mineira em arte. Serão oferecidas diversas atividades para que os artesãos de Minas Gerais possam se profissionalizar e aprimorar seus conhecimentos.” explica a gerente de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins.
Programação
Na capital mineira, os artesãos poderão participar de duas oficinas: uma de bordado para iniciantes, realizada na sede do Sebrae Minas, nesta segunda-feira (21/3), e outra sobre a técnica em filigrana – que utiliza tiras de papel enroladas -, na terça-feira (22/3), no Palácio das Artes.
Em Arinos, será realizado o Encontro Regional de Artesanato Grande Sertão Veredas, no auditório do IFNM, na quinta-feira (23/3). Na região, imortalizada na obra do escritor Guimarães Rosa, há uma rede de produção de tingimento, fiação e tecelagem, a Central Veredas, que reúne vários artesãos de Riachinho, Uruana de Minas, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia e Bonfinópolis de Minas. Durante o encontro, haverá uma apresentação do Sebrae Minas e entrega da Carteira Nacional do Artesão, iniciativa que pretende capacitar, valorizar e fortalecer a produção artesanal em Minas Gerais.
Na Semana Mineira do Artesão também acontece a live “Artesanato e Prosa”, na quinta-feira (24/3), com a participação do presidente da Federação dos Artesãos Mineiros, Rhavvi Dionísio, da artesã de Salinas, Cláudia Miranda, e da consultora em desenvolvimento e políticas públicas para o artesanato, Dorotéa Naddeo. A conversa será sobre os desafios e as oportunidades para o segmento. A transmissão on-line é realizada na quinta-feira (24/3), pelo canal do Centro de Artesanato Mineiro, no Youtube.
Já no município de Santa Bárbara, haverá um mutirão para cadastramento dos trabalhadores que queiram obter a Carteira Nacional do Artesão. Para se cadastrar, o artesão precisa ter mais de 16 anos e apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, além de uma foto 3×4 recente. Mediante o cadastramento, é necessário fazer uma prova de habilidade manual.
A Carteira Nacional do Artesão é gratuita e já é um requisito para os artesãos que queiram participar de algumas ações e projetos da Sede e Sebrae, além de editais públicos, feiras e eventos apoiados pelo governo federal e estadual.
A 5 ª Semana do Artesão Mineiro tem apoio do Centro de Artesanato Mineiro (Ceart MG), por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e patrocínio da Cemig, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Federação do Artesão Mineiro (FAM), Prefeitura de Arinos, Central Veredas e Tecelagem de Brumal.
Serviço
Oficina pintura de agulha: bordado para iniciantes
Dia: 21/3/202 (segunda-feira)
Horário: 13h às 16h
Local: Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, BH)
Inscrições limitadas: https://forms.gle/i8whFWoG1zvHmUgw8
Oficina com técnica em filigrana em papel
Dia: 22/3/2022 (terça-feira)
Horário: 13h às 17h
Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, centro, BH)
Inscrições limitadas: https://forms.gle/K8fR1UhF5HZngBRF9
Encontro regional de artesanato Grande Sertão Veredas
Dia: 23/3/2022 (quarta-feira)
Horário: 13h
Local: Auditório do IFNMG( Rodovia MG-202, km 407
Arinos/MG)
Live ‘Artesanato & Prosa’
Dia: 24/3/2022 (quinta-feira)
Horário: 19h
Transmissão on-line: https://youtu.be/gLZWukKpAcc
Mutirão de cadastramento da Carteira Nacional do Artesão
Dia: 25/3/2022 (sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Casa das Tecelãs de Brumal (Distrito de Brumal – Santa Bárbara/MG)
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES4 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES4 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



