Minas Gerais

Governo de Minas e Sebrae realizam a 5ª Semana Mineira do Artesão

Publicados

em


O Governo de Minas, por meio da Diretoria de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede MG), realiza, em parceria com o Sebrae Minas, a 5ª Semana Mineira do Artesão, entre os dias 21 e 25/3.  Na programação, acontecerá capacitações e encontros on-line e presenciais, em várias cidades do estado.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido, as ações e políticas econômicas voltadas para o artesanato no estado são extremamente importantes porque dialogam diretamente com o artesão, público que teve seu trabalho comprometido durante a pandemia. “Nesse cenário, partimos para um 2022 com mais esperanças e oportunidades, com o intuito de valorizar ainda mais o nosso produto, qualificar os artistas mineiros e trazer mais oportunidades de vendas. O Governo de Minas está caminhando para a 5ª edição da Semana do Artesão, incentivando e promovendo ações que fortaleçam esse importante ofício na vida dos mineiros”, destaca Cabido.

Artesãos em Minas

Em Minas Gerais, mais de 27 mil artesãos se tornaram microempreendedores individuais (MEI), representando 12% dos trabalhadores formalizados no segmento em todo o país, de acordo com dados da Receita Federal até o início de março deste ano. Em outro levantamento do governo federal, quase 10 mil artesãos mineiros são cadastrados na Carteira Nacional do Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) até fevereiro de 2022.

Dia do Artesão

Comemorado no dia 19/3, o Dia do Artesão marca a celebração de um importante ofício em Minas Gerais: o artesanato.  “A Programação da 5ª Semana do Artesão Mineiro foi pensada para homenagear e capacitar esses empreendedores que traduzem a cultura mineira em arte. Serão oferecidas diversas atividades para que os artesãos de Minas Gerais possam se profissionalizar e aprimorar seus conhecimentos.” explica a gerente de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins.

Leia Também:  Governador sanciona lei que viabiliza recursos aos produtores atingidos por excessos climáticos

Programação

Na capital mineira, os artesãos poderão participar de duas oficinas: uma de bordado para iniciantes, realizada na sede do Sebrae Minas, nesta segunda-feira (21/3), e outra sobre a técnica em filigrana – que utiliza tiras de papel enroladas -, na terça-feira (22/3), no Palácio das Artes.

Em Arinos, será realizado o Encontro Regional de Artesanato Grande Sertão Veredas, no auditório do IFNM, na quinta-feira (23/3). Na região, imortalizada na obra do escritor Guimarães Rosa, há uma rede de produção de tingimento, fiação e tecelagem, a Central Veredas, que reúne vários artesãos de Riachinho, Uruana de Minas, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia e Bonfinópolis de Minas. Durante o encontro, haverá uma apresentação do Sebrae Minas e entrega da Carteira Nacional do Artesão, iniciativa que pretende capacitar, valorizar e fortalecer a produção artesanal em Minas Gerais.

Na Semana Mineira do Artesão também acontece a live “Artesanato e Prosa”, na quinta-feira (24/3), com a participação do presidente da Federação dos Artesãos Mineiros, Rhavvi Dionísio, da artesã de Salinas, Cláudia Miranda, e da consultora em desenvolvimento e políticas públicas para o artesanato, Dorotéa Naddeo. A conversa será sobre os desafios e as oportunidades para o segmento. A transmissão on-line é realizada na quinta-feira (24/3), pelo canal do Centro de Artesanato Mineiro, no Youtube.

Já no município de Santa Bárbara, haverá um mutirão para cadastramento dos trabalhadores que queiram obter a Carteira Nacional do Artesão. Para se cadastrar, o artesão precisa ter mais de 16 anos e apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, além de uma foto 3×4 recente. Mediante o cadastramento, é necessário fazer uma prova de habilidade manual.

Leia Também:  Unimontes anuncia curso de Medicina Veterinária

A Carteira Nacional do Artesão é gratuita e já é um requisito para os artesãos que queiram participar de algumas ações e projetos da Sede e Sebrae, além de editais públicos, feiras e eventos apoiados pelo governo federal e estadual.

A 5 ª Semana do Artesão Mineiro tem apoio do Centro de Artesanato Mineiro (Ceart MG), por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e patrocínio da Cemig, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Federação do Artesão Mineiro (FAM), Prefeitura de Arinos, Central Veredas e Tecelagem de Brumal.

Serviço

Oficina pintura de agulha: bordado para iniciantes

Dia: 21/3/202 (segunda-feira)

Horário: 13h às 16h

Local: Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, BH)  

Inscrições limitadas:  https://forms.gle/i8whFWoG1zvHmUgw8

Oficina com técnica em filigrana em papel

Dia:  22/3/2022 (terça-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, centro, BH)

Inscrições limitadas: https://forms.gle/K8fR1UhF5HZngBRF9

Encontro regional de artesanato Grande Sertão Veredas

Dia: 23/3/2022 (quarta-feira)

Horário:  13h

Local: Auditório do IFNMG( Rodovia MG-202, km 407

Arinos/MG)

 

Live ‘Artesanato & Prosa’

Dia: 24/3/2022 (quinta-feira)

Horário:  19h

Transmissão on-line: https://youtu.be/gLZWukKpAcc

Mutirão de cadastramento da Carteira Nacional do Artesão

Dia: 25/3/2022 (sexta-feira)

Horário:  9h às 17h

Local: Casa das Tecelãs de Brumal (Distrito de Brumal – Santa Bárbara/MG)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas fica abaixo da meta em campanha contra a poliomielite
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA