Minas Gerais
Governo de Minas entrega ambulâncias do Samu ao Consórcio Cisrun

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, nesta quarta-feira (13/3), cinco ambulâncias ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na região. O consórcio ainda receberá outras duas ambulâncias, que estão em processo de emplacamento.
Os sete veículos se somam a outros 40, doados pelo Ministério da Saúde, que vão atender o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje). Também já foi enviada uma unidade diretamente para o município de Sabará, que possui gestão própria do Samu 192.
“Nossa expectativa é que, em até duas semanas, todas as 46 ambulâncias estejam à disposição da população” afirmou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. Segundo ele, o processo de registro e emplacamento das demais unidades móveis será concluído até o final desta semana e, assim que os consórcios regularizarem o seguro, que é obrigatório, as unidades estarão disponíveis para serem entregues.
“A maior parte dessas unidades são para renovação de frota já existente. Mas temos muito que nos orgulhar porque Minas Gerais é um exemplo para todo o país na expansão do serviço, essencial para a população. Temos um estado com 853 municípios e, até o final deste ano, teremos cem por cento de cobertura do Samu no estado e cada mineiro vai poder ser atendido em seu município, discando 192”, destacou o secretário.
Das 47 ambulâncias doadas, 11 serão Unidades de Suporte Básico (USB) para reforçar o atendimento de saúde e ampliar a cobertura de atendimento de urgência nos municípios de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia e Cabo Verde.
Os outros 36 veículos serão utilizados para a renovação da frota e direcionados aos municípios de Aiuruoca, Andradas, Araçuaí, Boa Esperança, Bocaiuva, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Chapada do Norte, Curral de Dentro, Delfinópolis, Divisa Alegre, Felisburgo, Francisco Badaró, Francisco Sá, Itacarambi, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Lambari, Luminárias, Machado, Mirabela, Nepomuceno, Nova Resende, Olhos D’água, Pavão, Sabará, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Três Pontas e Verdelândia.
As ambulâncias de renovação de frota contam com custeio federal, estadual e municipal para o seu funcionamento.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas