Minas Gerais
Governo de Minas entrega certidões de regularização de propriedade a 40 famílias de Maria da Fé
O vice-governador Professor Mateus participou, nesta sexta-feira (27/10), da entrega de certidões de regularização de propriedade do conjunto habitacional Vila da Felicidade, localizado em Maria da Fé, no Sul do estado.
A ação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), é realizada em parceria com a prefeitura da cidade.
A entrega reforça o compromisso da atual gestão estadual em promover o direito à moradia. A regularização vai assegurar a 40 famílias que residem no local a posse legal e definitiva dos imóveis, colocando fim a uma espera de quase dez anos.
O vice-governador, Professor Mateus, destaca que a entrega das certidões de regularização traz tranquilidade e segurança para as famílias e contribui para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento do município.
“Imagina o sofrimento e a angústia de uma família que está há nove anos pagando a prestação do imóvel sem, até então, possuir o registro. A entrega deste documento dá tranquilidade para essas pessoas e a segurança jurídica para que possam fazer o financiamento do imóvel, realizar a venda com tranquilidade e ter a certeza de que a casa vai ficar para os filhos. Então, a entrega significa o resgate da dignidade para essas famílias e também movimenta a economia local”.
Entrega
Com a entrega, as unidades habitacionais passam a ter situação regular, com as devidas averbações. O procedimento dá segurança jurídica para as famílias, já que a regularização permite que as transações, hoje realizadas na informalidade, ocorram dentro da legalidade, com as devidas garantias jurídicas e contratuais.
Além de mudar a vida das pessoas, a regularização ainda contribuirá para o desenvolvimento social e econômico local, com ampliação do parque imobiliário e movimentação de receitas.
Exemplo de alívio para as famílias vem da empresária Luciana Aparecida Machado que, junto ao marido e os três filhos, mora no conjunto desde o início da entrega da unidade. Eles se mudaram da zona rural do município e hoje, além da casa, construíram no terreno uma mercearia que atende toda a comunidade da Vila Esperança.
Para ela, o dia de hoje será lembrado para sempre por toda a família, uma vez que garante a posse definitiva da sua casa e do seu negócio.
“A certeza da posse da minha casa é o que eu mais esperava na vida. Este sempre foi o meu sonho. Eu sempre esperei pela chance de regularizar este imóvel e ela chegou hoje, com o recebimento da escritura” contou.
Vale ressaltar que aqueles que já tiverem quitado o financiamento habitacional poderão requerer junto à Cohab Minas a escritura do bem.
Cohab Regulariza
Promover a regularização de propriedade urbana de empreendimentos habitacionais da companhia, por meio da Reurb-S, é o objetivo do programa Cohab Regulariza.
As entregas realizadas em Maria da Fé fazem parte do projeto que, até o momento, já regularizou 3.576 unidades habitacionais, em 78 municípios de todo estado.
A expectativa é a de que, neste ano de 2023, sejam regularizadas ainda 2 mil unidades, que já tiveram documentos protocolados em cartório.
Produção de azeite da Serra da Mantiqueira
Ainda em Maria da Fé, o vice-governador Professor Mateus conheceu o processo de produção do azeite Fio de Ouro, que é uma das 90 marcas de azeite produzidas na Serra da Mantiqueira.
Fundada há 15 anos, a empresa foi uma das primeiras a investir no cultivo de azeitona e na produção do azeite de oliva e de abacate no estado. Hoje, além da produção do azeite, ela investe no turismo rural e oferece aos turistas que visitam a cidade um passeio guiado aos olivais, fábrica e restaurante, onde é comercializado o produto.
A produção familiar contou, no início das suas atividades, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que disponibilizou toda a tecnologia e a capacidade técnica e de pesquisa presente no seu campo experimental de Maria da Fé, que é voltado especialmente para a olivicultura.
Para o produtor Armando Gonçalves Filho, um dos proprietários da empresa, a Epamig é fundamental para o desenvolvimento do produto na região, principalmente no processamento do azeite de abacate que foi uma técnica apoiada por estudos da instituição de pesquisa e que possibilitou a diversificação na produção.
“Sempre tivemos o apoio da Epamig no manejo do produto, que vai desde a operação do maquinário e da colheita da azeitona até a análise. Principalmente no de abacate, no apoio com laboratório e análise do material. A parceria da Epamig possibilitou que nossa empresa fosse uma das primeiras produtoras do azeite de abacate em larga escala no país” contou.
Produção de azeite
A região da Serra da Mantiqueira concentra grande parte da produção do azeite mineiro, que em 2022 conquistou safra recorde, quando 120 mil litros foram produzidos.
A produção local também leva Minas Gerais a ocupar o segundo lugar no ranking de produção do azeite do país, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul.
Estima-se que a área plantada seja de 3 mil hectares, com 1,2 milhões de plantas. Na região ainda existem 35 agroindústrias de extração de azeite, sendo que quatro estão localizadas em Maria da Fé.
O desenvolvimento da olivicultura em Minas se deve em grande parte à atuação do Governo de Minas, por meio da Epamig.
A empresa mantém pacote tecnológico que possibilitou o apoio aos produtores rurais, oferecendo a tecnologia necessária para cultivo, extração do azeite de olivia e de abacate, envazamento, rotulagem e inserção no mercado.
Encontros com lideranças
No Sul de Minas, o vice-governador também cumpriu agenda nas cidades de Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Itajubá, onde se reuniu com prefeitos, lideranças locais, empresários e servidores do Estado.
Na oportunidade, Professor Mateus ouviu demandas e apresentou projetos do Governo de Minas que vão impulsionar o desenvolvimento na região.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.