Minas Gerais

Governo de Minas entrega certidões de regularização de propriedade a 40 famílias de Maria da Fé

Publicados

em

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta sexta-feira (27/10), da entrega de certidões de regularização de propriedade do conjunto habitacional Vila da Felicidade, localizado em Maria da Fé, no Sul do estado.

A ação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), é realizada em parceria com a prefeitura da cidade.

A entrega reforça o compromisso da atual gestão estadual em promover o direito à moradia. A regularização vai assegurar a 40 famílias que residem no local a posse legal e definitiva dos imóveis, colocando fim a uma espera de quase dez anos.

O vice-governador, Professor Mateus, destaca que a entrega das certidões de regularização traz tranquilidade e segurança para as famílias e contribui para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento do município.

“Imagina o sofrimento e a angústia de uma família que está há nove anos pagando a prestação do imóvel sem, até então, possuir o registro. A entrega deste documento dá tranquilidade para essas pessoas e a segurança jurídica para que possam fazer o financiamento do imóvel, realizar a venda com tranquilidade e ter a certeza de que a casa vai ficar para os filhos. Então, a entrega significa o resgate da dignidade para essas famílias e também movimenta a economia local”.

Entrega

Com a entrega, as unidades habitacionais passam a ter situação regular, com as devidas averbações. O procedimento dá segurança jurídica para as famílias, já que a regularização permite que as transações, hoje realizadas na informalidade, ocorram dentro da legalidade, com as devidas garantias jurídicas e contratuais.

Além de mudar a vida das pessoas, a regularização ainda contribuirá para o desenvolvimento social e econômico local, com ampliação do parque imobiliário e movimentação de receitas.

Exemplo de alívio para as famílias vem da empresária Luciana Aparecida Machado que, junto ao marido e os três filhos, mora no conjunto desde o início da entrega da unidade. Eles se mudaram da zona rural do município e hoje, além da casa, construíram no terreno uma mercearia que atende toda a comunidade da Vila Esperança.

Leia Também:  Cohab Minas disponibiliza consultoria habitacional para municípios mineiros

Para ela, o dia de hoje será lembrado para sempre por toda a família, uma vez que garante a posse definitiva da sua casa e do seu negócio.

“A certeza da posse da minha casa é o que eu mais esperava na vida. Este sempre foi o meu sonho. Eu sempre esperei pela chance de regularizar este imóvel e ela chegou hoje, com o recebimento da escritura” contou.

Vale ressaltar que aqueles que já tiverem quitado o financiamento habitacional poderão requerer junto à Cohab Minas a escritura do bem.

Cohab Regulariza

Promover a regularização de propriedade urbana de empreendimentos habitacionais da companhia, por meio da Reurb-S, é o objetivo do programa Cohab Regulariza.

As entregas realizadas em Maria da Fé fazem parte do projeto que, até o momento, já regularizou 3.576 unidades habitacionais, em 78 municípios de todo estado.

A expectativa é a de que, neste ano de 2023, sejam regularizadas ainda 2 mil unidades, que já tiveram documentos protocolados em cartório.

Produção de azeite da Serra da Mantiqueira

Ainda em Maria da Fé, o vice-governador Professor Mateus conheceu o processo de produção do azeite Fio de Ouro, que é uma das 90 marcas de azeite produzidas na Serra da Mantiqueira.

Fundada há 15 anos, a empresa foi uma das primeiras a investir no cultivo de azeitona e na produção do azeite de oliva e de abacate no estado. Hoje, além da produção do azeite, ela investe no turismo rural e oferece aos turistas que visitam a cidade um passeio guiado aos olivais, fábrica e restaurante, onde é comercializado o produto.

A produção familiar contou, no início das suas atividades, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que disponibilizou toda a tecnologia e a capacidade técnica e de pesquisa presente no seu campo experimental de Maria da Fé, que é voltado especialmente para a olivicultura.

Leia Também:  Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio

Para o produtor Armando Gonçalves Filho, um dos proprietários da empresa, a Epamig é fundamental para o desenvolvimento do produto na região, principalmente no processamento do azeite de abacate que foi uma técnica apoiada por estudos da instituição de pesquisa e que possibilitou a diversificação na produção.

“Sempre tivemos o apoio da Epamig no manejo do produto, que vai desde a operação do maquinário e da colheita da azeitona até a análise. Principalmente no de abacate, no apoio com laboratório e análise do material. A parceria da Epamig possibilitou que nossa empresa fosse uma das primeiras produtoras do azeite de abacate em larga escala no país” contou.

Produção de azeite

A região da Serra da Mantiqueira concentra grande parte da produção do azeite mineiro, que em 2022 conquistou safra recorde, quando 120 mil litros foram produzidos.

A produção local também leva Minas Gerais a ocupar o segundo lugar no ranking de produção do azeite do país, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul.

Estima-se que a área plantada seja de 3 mil hectares, com 1,2 milhões de plantas. Na região ainda existem 35 agroindústrias de extração de azeite, sendo que quatro estão localizadas em Maria da Fé.

O desenvolvimento da olivicultura em Minas se deve em grande parte à atuação do Governo de Minas, por meio da Epamig.

A empresa mantém pacote tecnológico que possibilitou o apoio aos produtores rurais, oferecendo a tecnologia necessária para cultivo, extração do azeite de olivia e de abacate, envazamento, rotulagem e inserção no mercado.

Encontros com lideranças

No Sul de Minas, o vice-governador também cumpriu agenda nas cidades de Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Itajubá, onde se reuniu com prefeitos, lideranças locais, empresários e servidores do Estado.

Na oportunidade, Professor Mateus ouviu demandas e apresentou projetos do Governo de Minas que vão impulsionar o desenvolvimento na região.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Brumadinho: Governo de Minas e instituições de Justiça anunciam repasse de mais R$ 305 milhões diretamente para municípios atingidos

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Comissão do Trabalho visita a Farmácia de Minas nesta segunda (27)

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA