Minas Gerais
Governo de Minas entrega mais 800 pistolas para a Polícia Penal

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entregou nesta sexta-feira, 17/11, 802 pistolas Glock calibre 9 milímetros, modelo g17 – geração 5, para o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), que administra 172 unidades prisionais em todo o estado. Do total de armas, 680 foram adquiridas por meio de recursos do Governo de Minas e do Governo Federal; as demais são oriundas de emendas parlamentares.
Foram investidos mais de R$ 1,8 milhão na compra dos equipamentos, que serão destinados, prioritariamente, para a cautela fixa de policiais penais que atuam no Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap), no Comando de Operações Especiais (Cope), no Grupo de Intervenção Rápida (GIR), na Central de Escolta e Apoio Operacional (Ceaop) e em demais funções estratégicas nas unidades prisionais.
A aquisição desses armamentos tem como objetivo a valorização dos policiais penais, a oferta de melhores condições de trabalho e o aparelhamento da instituição. Os novos equipamentos contam com um design moderno, inovações tecnológicas e são considerados de fácil utilização pelos operadores da segurança.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, reforçou nesta manhã o empenho da Sejusp para a valorização da Polícia Penal mineira.
“Eu sei que por mais que a gente tente, por mais que a gente trabalhe e se esforce, não é fácil trazer de uma vez tudo aquilo que a tropa precisa. Estamos fazendo mais uma entrega hoje. Estamos entregando 802 Glocks que, para mim, é um dos melhores armamentos que existem no mundo. É um momento muito marcante. Minha missão na secretaria é pedir por vocês (policiais penais), então é isso que eu faço o tempo inteiro”.
Aparelhamento da Polícia Penal
Em fevereiro deste ano, a Polícia Penal recebeu 1.500 pistolas Beretta e dois fuzis. Para a compra desses armamentos foram investidos mais de R$ 3,5 milhões, que demandou um longo processo de importação. Hoje foi a vez das Glocks – um armamento que é referência para os operadores da segurança pública.
“Essa entrega é um marco, uma data histórica para a nossa instituição. Estes são armamentos de ponta, que estarão disponíveis, principalmente, para os grupos operacionais. É um grande avanço. Mostra o interesse e o investimento da Sejusp no aprimoramento do Departamento Penitenciário de Minas Gerais”, ressaltou o diretor-geral da instituição, Leonardo Badaró.
Somente este ano a Sejusp entregou mais de 2.300 pistolas para a Polícia Penal. Para o subsecretário em exercício da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Tiago Maduro, as entregas elevam a valorização do policial penal e do Departamento Penitenciário.
“Nós vamos modernizar o aparato da Polícia Penal em um processo contínuo até que possamos ter todos os servidores com sua arma acautelada; uma arma com tecnologia avançada para que todos possam cada vez mais se sentir valorizados pela iniciativa da secretaria”.
O deputado estadual Charles Santos também esteve na cerimônia de entrega simbólica dos armamentos e reforçou o seu compromisso com a segurança pública.
“Tenho certeza que esses recursos que estão chegando darão melhores condições de trabalho e de possibilidades de cuidar da nossa população. Nosso mandato tem sido de perto, não vemos outra forma de Minas Gerais crescer a não ser cuidando da educação, da saúde e da segurança pública”, disse o parlamentar.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais