Minas Gerais
Governo de Minas entrega títulos de propriedade rural a 127 agricultores de Diamantina

O Governo de Minas, por meio Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou 127 títulos de terras para agricultores familiares de Diamantina, na manhã desta terça-feira (7/5).
A ação é a realização de sonho antigo para produtores como Domingos Ribeiro de Carvalho, de 88 anos, que comemora o momento de não ser mais posseiro na terra onde nasceu, cresceu, criou a família e ainda continua produzindo.
“Para mim é um sonho receber o título daquela terra, chegar com a escritura nos lugares que ela tem valor. Pra tudo quanto há, se você não tem um documento de valor, você não pode comprovar que é seu.
Eu sei bem, porque é uma situação que vivo. Esse sonho já era do meu pai e agora passou para mim. A nossa terra foi medida pela primeira vez em 1995 e fiquei como posseiro por falta da escritura. A entrega deste título é um sonho que está sendo realizado”, afirma.
A solenidade em Diamantina marcou a maior entrega do ano até agora do Programa de Regularização Fundiária Rural no Vale do Jequitinhonha.
“A gente vê o brilho nos olhos das pessoas quando recebem o título de propriedade. O documento garante ao produtor a participação em programas institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pegar um empréstimo no banco”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.
O secretário reforça ainda que a entrega do título é fundamental para a pessoa ter dignidade, poder produzir com tranquilidade, com segurança jurídica e, principalmente, gerar emprego e renda no campo.
“Em junho, mais 40 propriedades rurais devem ser regularizadas no município”, afirma Thales Fernandes.
Espera de gerações
A emoção marcou o momento em que a produtora Salete da Conceição Cruz Costa recebeu a escritura da terra, encerrando um período de espera de mais de oito décadas.
“Meu pai está com 82 anos e aguardando todo esse tempo pelo título, assim como nós, os filhos. Hoje, com a graça de Deus, nós conseguimos. A gente tentou fazer, mas não conseguiu porque é muito caro. É muito importante o Governo de Minas estar nos entregando o documento. Nossa expectativa é conseguir um financiamento, crescer e melhorar a nossa produção”.
Balanço
No ano passado, o número de títulos entregues bateu recorde pela segunda vez consecutiva, com 1,8 mil propriedades regularizadas, em 64 cidades de diversas regiões mineiras.
Neste ano, cerca de 900 propriedades foram regularizadas até o início de maio, atingindo a metade da meta anual de 1,8 mil títulos entregues.
Para o período 2023/2026, a meta é emitir 7,2 mil documentações, promovendo segurança jurídica, cidadania e oportunidade de crescimento para pequenos agricultores.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas