Minas Gerais
Governo de Minas envia ajuda humanitária para famílias atingidas por chuva no Vale do Rio Doce

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), segue prestando assistência aos municípios de Teófilo Otoni e Itambacuri, no Vale do Rio Doce, região atingida por intensa chuva de granizo na noite da última segunda-feira (21/8). Ao todo, a Defesa Civil Estadual enviou mais de 300 itens para ajuda às famílias afetadas pelo temporal.
Para Teófilo Otoni, a Defesa Civil Estadual enviou 200 telhas, 60 kits de higiene, três rolos de lona de 60x8m e 25 sacos de roupa para serem distribuídas para os moradores.
Para famílias afetadas em Itambacuri, foram disponibilizadas cem telhas, dez sacos de roupa e três rolos de lona de 60×8 metros.
Agente da 15ª Regional de Defesa Civil, o primeiro sargento Vanderci Aparecido Teófilo Elias explica que o apoio do Estado teve início imediato.
“Assim que o gabinete de crise foi instalado e o município decretou situação de emergência organizamos, junto à equipe do depósito central da Cedec, o envio de material de ajuda humanitária para a população afetada pelo temporal. E esse apoio do Estado vai continuar até quando for o necessário”, garante.
Balanço
Chuvas intensas, rajadas de vento e pedras de granizo atingiram Teófilo Otoni e Itambacuri na última segunda, resultando em pontos de alagamentos, quedas de árvores e destelhamento de residências.
Até o momento, cerca de 800 pessoas foram afetadas pelas chuvas no Vale do Rio Doce, deixando 19 moradores desabrigados e outros 65 desalojados.
A Defesa Civil de Itambacuri já recebeu mais de trezentos chamados de ajuda e emergência, o que demonstra a gravidade da situação. Além disso, mais de 15 mil habitantes ficaram sem energia elétrica e abastecimento de água.
No entanto, o abastecimento de água já foi restabelecido e os hospitais Bom Samaritano e Doutor Raimundo Gobira, ambos localizados em Teófilo Otoni e atingidos pelo temporal, já estão atendendo normalmente.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar