Minas Gerais
Governo de Minas expande Sistema Eletrônico de Informações para os municípios
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (Seplag-MG), expandiu o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) para os municípios mineiros. A ferramenta, utilizada para tramitação digital de documentos, se consolidou como medida para redução de custos e otimização de processos no Estado.
O Sei!MG Municípios foi lançado nessa segunda-feira (3/6), durante o Workshop Inova 2024, evento promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e que teve a participação de mais de 300 prefeitos de Minas Gerais.
“Essa é uma oportunidade para que consigamos oferecer serviços melhores para os cidadãos mineiros, buscando inovação em parceria. Às vezes, as pessoas não sabem a diferença do que é serviço público estadual e o que é municipal, mas a preocupação é uma só: fazer com que as pessoas tenham serviços melhores e de qualidade em ambas as esferas”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
Sei!MG Municípios
A expansão para municípios foi articulada a partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que busca promover a adoção do processo administrativo eletrônico pelas unidades federativas e as prefeituras, por meio da cessão de uso não onerosa das soluções informatizadas de processo eletrônico disponibilizadas pelo governo federal.
Durante o evento, os municípios de Extrema, no Sul de Minas, e Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, assinaram uma manifestação de interesse de participação no projeto piloto do sistema. Na ocasião, o coordenador-Geral de negócios do Processo Eletrônico Nacional, Pedro Moreira, elencou os benefícios do Sei!MG na relação entre os Poderes e o cidadão.
“O Sei!MG é uma plataforma ampla e de fácil controle dos processos. O sistema permite que o cidadão esteja mais perto da administração pública. Ele pode pesquisar, pode consultar, pode participar ativamente do processo administrativo”, disse o coordenador.
O Sei!MG foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). No Governo de Minas, a implantação do sistema foi coordenada pela Seplag-MG, órgão responsável por sua gestão. Agora, ele será expandido para municípios e empresas públicas que manifestarem interesse na adoção.
Cidades do Futuro
O Sei!MG Municípios é também uma das frentes do “Cidades do Futuro”, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Seplag-MG, que potencializa a transformação digital no Estado por meio de processos eletrônicos e soluções que contribuem com a promoção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.
Inova 2024
O evento reúne autoridades, servidores públicos e empresas de soluções tecnológicas para incentivar a transformação digital de Minas Gerais e dos municípios. A iniciativa proporciona debates, apresentação de cases de sucesso e do que há de mais atual no mercado de tecnologia para promover um serviço público mais eficiente, acessível e orientado ao cidadão.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.