Minas Gerais
Governo de Minas firma parceria para viabilizar a emissão de documentos para a população em situação de rua
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), firmou, na quinta-feira (05/12), parceria com diversas instituições do Estado com o objetivo de viabilizar a emissão de documentos para a população em situação de rua de Belo Horizonte.
O protocolo de intenções foi assinado em solenidade Fórum Cível e Fazendário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que sedia o Núcleo de Voluntariado do Tribunal, pela secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e dirigentes do TJMG, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil-MG).
O protocolo de intenções tem por finalidade estreitar as relações entre os entes parceiros de modo a promover, no âmbito dos serviços presenciais e eletrônicos prestados na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, na capital mineira, o atendimento multidisciplinar, desburocratizado e humanizado às pessoas em situação de rua.
“Sabemos que as questões mais complexas que as cidades vivem é saber como lidar com a população de rua. Não temos dúvida que o caminho é disponibilizar melhores condições para essa população com um olhar de cidadania. Para o Governo de Minas é muito importante poder atuar junto com essas instituições para que, assim, possamos encaminhar essas pessoas a terem oportunidades e melhores condições de vida”, ressaltou a secretária Luísa Barreto.
Uma das atividades previstas no âmbito do protocolo é a identificação da ausência de documentos da pessoa em situação de rua. O desembargador presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, um dos signatários do protocolo, definiu a medida como imprescindível para minimizar a invisibilidade à qual as pessoas em situação de rua estão sujeitas. “Para serem inseridas em programas sociais e ganharem o status efetivo de cidadãs, elas precisam de documentos. Sem eles, inúmeras portas se fecham”, considerou.
Atendimento humanizado
Por meio desse trabalho conjunto, articulado pelo TJMG, o Governo de Minas irá ampliar os serviços oferecidos aos cidadãos, como a solicitação da segunda via de certidões diversas, de nascimento e de casamento, por exemplo, além de outros documentos que já podem ser solicitados, como a emissão das carteiras de identidade.
Por meio da parceria, o propósito é oferecer o atendimento às pessoas em situação de rua sem necessidade de agendamento prévio, sem que haja estigmatização e com a utilização de linguagem que não reforce preconceitos e visões higienistas.
O prazo de vigência do protocolo de intenções é de 36 meses, podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo. Na solenidade, realizada no Dia Internacional do Voluntariado, foi também inaugurada a sala destinada às atividades do Núcleo de Voluntariado e do Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para a promoção de políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades, o Comitê PopRua/Jus.
Além da secretária de Planejamento e Gestão e o presidente do TJMG, assinaram o protocolo a desembargadora e superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos Humanos do MPMG, Francisco Ângelo Silva Assis, a defensora Pública-Geral, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias e a diretora do Recivil, Soraia Souto Boan Carvalho.
UAI
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) têm o propósito agregar em um mesmo espaço serviços de órgãos municipais, estaduais e federais, de forma integrada, atendendo ao cidadão com qualidade e eficiência.
O Estado possui atualmente 34 UAIs. Nas unidades é possível acessar uma variedade de serviços como Carteira de Identidade, Seguro-desemprego, Intermediação de mão-de-obra, serviços do Detran para habilitação e veículos, dentre vários outros. Confira a lista completa aqui
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS23 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil