Minas Gerais
Governo de Minas firma protocolo que garante investimentos em mais três usinas solares em Pirapora

O Governo do Estado e a Atlas Renewable Energy assinaram um protocolo de intenções que garante a construção de mais três usinas solares na cidade de Pirapora, na região Norte. As novas unidades vão gerar cerca de 1,2 mil empregos em Minas Gerais durante a fase de implantação.
O acordo prevê a construção do complexo Lar do Sol, com capacidade de 239 megawatt-pico, o equivalente para abastecer 261 mil residências, levando-se em consideração o consumo médio das famílias brasileiras. Além disso, o parque vai evitar a emissão de aproximadamente 40,500 toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) por ano. A expectativa é que o empreendimento entre em operação em junho de 2022.
Invest Minas
A assinatura do acordo reforça o compromisso do Governo com a sustentabilidade, dando condições para a atração de novos empreendimentos de geração de energia limpa, que também abrem mais postos de trabalho e incrementam a arrecadação para municípios e Estado.
A Invest Minas teve papel fundamental para possibilitar a abertura de novas usinas. “Nossa atuação consistiu em promover uma interação saudável entre a empresa e o Estado, orientando os empreendedores sobre o que fazer para ter acesso a benefícios fiscais e, assim, viabilizar financeiramente a implementação do projeto”, conta o analista de Promoção de Investimento, Gustavo Pontello, que esteve à frente do processo na agência estadual.
Energia limpa
Em novembro de 2021, Minas Gerais alcançou a marca histórica de 2 gigawatts (GW) em operação de fonte solar, somando-se os valores de geração centralizada e distribuída. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), já são 1,4 GW de potência instalada em geração distribuída, colocando o estado na liderança brasileira no setor, com 17,5% da produção nacional.
No mesmo mês, o Governo publicou o Decreto nº 48.296/2021, que concede isenção do ICMS nas operações de importação de equipamentos e componentes para geração de energia solar e eólica. A medida garante aos projetos instalados em território mineiro acesso a bons fornecedores de componentes, além dos que já existem no estado, melhorando a competitividade nesse mercado.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais