Minas Gerais
Governo de Minas fiscaliza intervenções hídricas na região da Zona da Mata

Como estratégia para coibir a poluição hídrica por lançamentos de efluentes no Rio Paraibuna e verificar o uso de recursos hídricos com finalidade industrial/mineral, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou fiscalização repressiva em intervenção hídrica nos municípios de Matias Barbosa e Mar de Espanha, na Zona da Mata Mineira.
Nove estabelecimentos foram verificados durante as ações, promovidas pela Unidade Regional de Fiscalização Zona da Mata (Urfis-ZM) de 8 a 14/4. A previsão é que sejam lavrados dois Autos de Infração (advertências e multas simples) e o valor a ser aplicado em autuações deve ultrapassar R$60 mil.
As principais irregularidades verificadas durante a operação foram utilizar ou intervir em recursos hídricos, nos casos de usos insignificantes, sem o respectivo cadastro ou em desconformidade com o cadastro, e causar intervenção que resulte em danos aos recursos hídricos.
Os alvos foram definidos a partir do levantamento de denúncias e requisições registradas no Sistema de Denúncias, da análise temporal de imagens de satélites, além do Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA).
Com o suporte de uma viatura da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a equipe de campo contou com a atuação de técnicos, fiscais da Semad/Urfis-ZM, militares da 4ª Cia da Policia Militar do Meio Ambiente (PMMAMB), além do apoio de drones, aeronaves, medidor de vazão e GPS.
A lavratura dos autos será realizada ao longo da semana, com a adoção das medidas administrativas cabíveis e a cientificação dos autuados.
Transparência
O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais.
A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio deste link.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
UFV cria curativo biodegradável
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Projeto Compra Estratégica mobiliza produtores rurais na Zona da Mata