Minas Gerais
Governo de Minas inaugura a nona unidade do programa UAI Compartilha, em Cássia, no Sudoeste de Minas
O Governo de Minas inaugurou nesta sexta-feira (4/8), no município de Cássia, no Sudoeste do estado, a nona unidade de atendimento do programa UAI Compartilha. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Câmara Municipal, garante que mais de 77 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento, seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
A cerimônia contou com a presença da secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, do prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto, do atual presidente da câmara municipal, Flávio Rossato, e do ex-presidente, Henrique Alonso, responsável por iniciar as tratativas com o governo do Estado para a implantação da UAI no município.
Além de Cássia, a unidade irá beneficiar outros seis municípios e distritos vizinhos. São eles: Ibiraci, Capetinga, São Tomás de Aquino, Pratápolis, Itaú de Minas e Delfinópolis. A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 39 mil atendimentos por ano.
O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos serviços como emissão de RG, Ciptea e acesso ao gov.br, prova de legislação, entre outros. Serão serviços das esferas municipal, estadual e federal.
Cidadania
“Essa unidade reforça o compromisso do Governo de Minas em promover mais cidadania para os municípios mineiros. A UAI contribui para reduzir a burocracia nos serviços públicos de maneira simplificada, ágil e com muita cordialidade no atendimento das pessoas”, destacou a secretária Luísa Barreto.
“Trazer uma UAI para o nosso município representa muito. Antes o cidadão precisava se deslocar cerca de 50 quilômetros para obter a carteira de identidade, a carteira de motorista. Isso é uma conquista muito grande para o desenvolvimento da nossa cidade”, celebrou o presidente da câmara municipal de Cássia, Flávio Rossato.
Unidades Implantadas
Essa é a nona unidade implantada por meio do Programa UAI Compartilha. Já foram inauguradas também as UAIs de Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá e UAI Aeroporto. Com a de Cássia, Minas passa a contar com 40 UAIs. Juntas, as nove novas unidades têm a previsão de realizar cerca de 650 mil atendimentos por ano.
Além disso, a Seplag-MG possui convênios com outros 27 municípios para a implantação do programa, além de 18 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.
UAI Compartilha
O programa UAI Compartilha é uma solução inovadora que possibilita a expansão da rede das UAIs por meio de convênios da Seplag-MG com entes municipais, sejam prefeituras (Poder Executivo) ou câmaras municipais (Poder Legislativo).
Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. À Seplag-MG, por meio da Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.
Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais clicando aqui.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.