Minas Gerais
Governo de Minas inaugura o novo Carro-Biblioteca, projeto que circula entre bairros e cidades
O Carro-Biblioteca está de volta em um novo veículo que foi inaugurado nesta terça-feira (28/11), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com a participação de estudantes, do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. O serviço conta agora com um ônibus moderno, que ampliará a democratização do acesso à leitura em Minas Gerais.
O governador celebrou a retomada do serviço que, além de Belo Horizonte, vai passar a atender outros municípios da Região Metropolitana. “Esse é um projeto importantíssimo. O carro-biblioteca vai atender diversos bairros de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, levando cultura e informação para milhares de crianças, jovens e adultos”, pontuou Zema, que ressaltou a importância dos espaços que promovem a leitura.
“Minas Gerais é o estado no Brasil que mais tem bibliotecas públicas e comunitárias e, no que depender do nosso governo, vamos ampliar ainda mais esse estímulo. Um povo culto é um povo que vai adiante e que tem futuro”, completou o governador.
O novo Carro-Biblioteca ampliará a democratização do acesso à leitura em Minas Gerais. A iniciativa, que integra o programa Minas Literária, é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual (Sabe), com patrocínio da Cemig e da Gerdau.
A compra e adaptação do veículo, que substituiu um antigo caminhão e ganhou itens como computador, tenda, puffs, frigobar, TV e telão para projeções, foi realizada por meio do projeto “Carro-Biblioteca: Conhecimento, Informação e Cultura”, viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e de emenda parlamentar, e executado pela Sabe. O recurso contemplou ainda a aquisição de 4 mil títulos literários e a realização de cinco atividades culturais.
Além de Belo Horizonte, já está prevista a circulação do Carro-Biblioteca em outros três municípios, a partir do dia 30/11: Sabará, Nova Lima e Vespasiano. Com capacidade para aproximadamente quatro mil títulos, o automóvel possui rampa para deficientes físicos, democratizando ainda mais o acesso a toda população.
Endereços e cronograma
A primeira cidade a receber o Carro-Biblioteca é Vespasiano. Já nesta quinta-feira (30/11), o ônibus ficará estacionado nas proximidades da Escola Municipal Jorge Ferraz (Rua Buenos Aires, 81 – bairro Suely), das 9h30 às 12h30, horário que será seguido nas demais localidades.
Segunda-feira (4/12), será a vez do bairro Jardim Vitória, em Belo Horizonte, receber o Carro-Biblioteca na Praça Ipê (Avenida Magenta, s/n). Na terça-feira (5/12), a biblioteca móvel do Estado desembarca em Sabará, parando em frente à Escola Municipal Professora Maria Aparecida Batista (Rua Mariana, s/n, bairro Nações Unidas).
Na quarta-feira (6/12), o ônibus chegará à praça de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima (Rua Soares, 148), local próximo a duas instituições de ensino: a Escola Estadual Josefina Wanderley Azeredo e a Escola Municipal Dalva Cifuentes Gonçalves.
O circuito inaugural do novo Carro-Biblioteca termina na quinta-feira (7/12), em Belo Horizonte. A biblioteca móvel do Estado ficará no pátio da Igreja Imaculada Conceição, localizada na Avenida A, 300 (antiga Avenida Olavo Brasil Júnior), no bairro Nova Pampulha.
O Carro-Biblioteca voltará a todas as comunidades quinzenalmente. Na ocasião, o público poderá pegar livros emprestados, devolver títulos ou renovar o empréstimo. Também serão oferecidos serviços de promoção de atividades de incentivo à leitura, mediação de leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo.
Como usar o Carro-Biblioteca
Para solicitar o empréstimo de livros, bastará fazer cadastro gratuito tendo em mãos carteira de identidade ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos só poderão se cadastrar acompanhados do responsável ou com sua autorização por escrito, feita em formulário específico.
Os leitores poderão retirar até quatro livros de uma vez, permanecendo com eles por 14 dias, até a próxima visita do automóvel literário. O empréstimo poderá ser renovado uma única vez, por igual período, pessoalmente ou através do site da Biblioteca Pública Estadual (bibliotecapublica.mg.gov.br/).
Sobre o Carro-Biblioteca
Criado nos anos 1960, o Carro-Biblioteca (CB) é o mais antigo programa de extensão bibliotecária da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Há mais de meio século, o projeto vem democratizando a leitura junto às comunidades socialmente vulneráveis em toda a região metropolitana de Belo Horizonte, além de levar cultura e informação para os bairros que não possuem bibliotecas ou equipamentos culturais.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.