Minas Gerais

Governo de Minas inaugura UAI Compartilha em Senhora dos Remédios  

Publicados

em

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), inaugurou, na quinta-feira (15/12), no município de Senhora dos Remédios, mais uma unidade do UAI Compartilha. A parceria firmada com o município garante que mais de 78 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento, seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).   

Seplag / Divulgação

Além de Senhora dos Remédios, a unidade irá beneficiar outras oito cidades na região, são elas: Alto Rio Doce, Alfredo Vasconcelos, Carandaí, Capela Nova, Cipotânea, Desterro do Melo, Ressaquinha e Rio Espera. A expectativa é a de que sejam realizados aproximadamente 32 mil atendimentos por ano.  

O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos serviços, como captação de vagas de emprego, emissão de documentos, funcionalidades do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), entre outros.  

Cidadania  

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que o programa facilita e amplia o acesso da população aos serviços públicos.  “A UAI reúne diversos serviços que são essenciais para as pessoas. Trazer a UAI para o município significa trazer mais cidadania para todos que moram na região, significa trazer facilidade e garantir que as pessoas consigam acessar de maneira simples e cordial os serviços públicos. Para nós, da Seplag-MG, trabalhar em parceria com os municípios é uma diretriz básica que o governador nos deu desde o primeiro dia de trabalho”, afirmou.

Leia Também:  Governo abre inscrição para projetos de incentivo à inovação tecnológica

O presidente da Câmara Municipal de Senhora dos Remédios, Luiz Alípio da Silva, celebrou a conquista para a população: “A UAI em nosso município será de extrema importância e irá trazer comodidade e conforto para toda a população. Serão oferecidos serviços de excelência, atendendo também os moradores de outros municípios da região”.  

Unidades Implantadas  

Essa é a quarta UAI implantada por meio do Programa UAI Compartilha. Já foram inauguradas também as unidades de Leopoldina, Três Corações e Itajubá. Com a de Senhora dos Remédios, Minas passa a contar com 35 UAIs. Juntas, as quatro novas unidades têm a previsão de realizar cerca de 300 mil atendimentos por ano.  

Além disso, a Seplag-MG possui convênios com outros 25 municípios para a implantação do programa, além de 15 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.  

UAI Compartilha  

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, lançado pela Seplag-MG em 2019 com o objetivo de aproximar o cidadão e o Estado, simplificando, agilizando e modernizando a prestação de serviços.   

Leia Também:  Governo de minas conclui capacitação de defesas civis municipais na atuação em situações de risco

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central e a contratação de pessoal. À Seplag-MG, cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção de uma central de atendimento.   

A Secretaria cuida também da articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local, como emissão de documentos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. 

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais clicando aqui.   

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais neste domingo, 5 de junho
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA