Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas inaugura unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto em BH

Published

on

Em mais uma ação de ampliação e descentralização de suas atividades, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) inaugurou, nesta segunda-feira (8/4), uma nova unidade em Belo Horizonte, no Circuito Liberdade.

A novidade é iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Centro de Arte Popular (CAP), integrante do complexo cultural.

A Faop Liberdade vai promover, de forma regular, série de ações que envolvem conservação de bens culturais, exposições artísticas, rodas de conversa e oficinas, eentre outras atividades totalmente gratuitas que serão realizadas na sede do CAP, localizado no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital.

O termo de cooperação técnica assinado entre a Fundação de Arte de Ouro Preto e o Centro de Arte Popular dá origem à terceira unidade física da Faop fora da cidade barroca. Paracatu, no Noroeste mineiro, em 2021, e Guaxupé, no Sul de Minas, em 2023, receberam extensões da fundação, que celebrou 55 anos de história em novembro passado.
Santa Luzia será a próxima cidade a receber uma unidade da Faop. No município da Região Metropolitana de BH, ações em prol da conservação de bens culturais já começaram.

Leia Também:  Destinos turísticos de Minas são apresentados ao mercado europeu em uma das maiores feiras internacionais de turismo 

Parcerias

Além das unidades físicas em Ouro Preto, Paracatu, Guaxupé e BH, a Fundação de Arte de Ouro Preto estabelece parcerias com diversos municípios mineiros.

Somente em 2023, a instituição esteve presente com ações e projetos variados, de visitas técnicas a palestras, oficinas e cursos rápidos, em 80 cidades.

“O Centro de Arte Popular, essa maravilha que guarda os tesouros das tradições mineiras, casa perfeitamente com a Faop, que tem em seu estatuto os ofícios de Minas”, diz Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

“Essa união de esforços, de todos os recursos que temos, é pelo interesse público. Estamos aqui para ampliar ainda mais as ações do Centro de Arte Popular”, afirma o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Jefferson da Fonseca.

Uma dessas ações será de terça a sexta-feira (9 a 12/4). Trata-se da oficina Introdução à Preservação e Conservação de Bens Culturais, cujas inscrições gratuitas se esgotaram em poucas horas.

Ao longo de 2024, outras atividades estão previstas e uma programação permanente com cursos e exposições ocupará a sede do CAP.

“Essa parceria será fundamental. Trata-se de uma ação de política pública. E ninguém faz nada sozinho”, afirma Angelina Gonçalves, coordenadora do Centro de Arte Popular.

Leia Também:  SES-MG orienta sobre formas de uso dos autotestes para covid

Fundação de Arte de Ouro Preto

Com 55 anos de história, completados em novembro de 2023, e sedes em Ouro Preto, Guaxupé e Paracatu, a Fundação de Arte de Ouro Preto vem atuando, por meio de políticas públicas e parcerias, em ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea em seus mais diversificados suportes e linguagens, consolidando sua capacidade de formação, educação e transformação social.

A Faop oferece o Curso Técnico de Conservação e Restauração, o primeiro da área reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Centro de Arte Popular

Localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, o Centro de Arte Popular exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais.

A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira. Inaugurado em 2012, o CAP integra o Circuito Liberdade e seu acervo é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens.

O Centro de Arte Popular conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo cria força tarefa para aprimorar o CAR

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA