Minas Gerais

Governo de Minas inaugura Unidade de Prevenção à Criminalidade no Alto Paranaíba com atuação do programa Selo Prevenção

Publicados

em

Tiago Ciccarini / Sejusp

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e da sua Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, realizou nesta quinta-feira (5/5) a cerimônia de inauguração da Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) de Patos de Minas, com o lançamento do programa Selo Prevenção Minas no município.

Criado em 2019, o Selo Prevenção Minas é uma iniciativa do Governo do Estado que, em parceria com as administrações públicas municipais, visa fomentar e qualificar a execução de ações direcionadas à redução e prevenção de violências e criminalidades locais, a partir do apoio técnico e metodológico do estado.

Entre as ações realizadas estão a criação de diagnóstico de segurança cidadã e fóruns comunitários, instituição de comissão municipal de prevenção à criminalidade, elaboração e execução de um plano municipal de prevenção à criminalidade. Ao final, o município aprovado no ciclo do programa é certificado com o Selo Prevenção Minas e reconhecido como um município parceiro da Política Estadual de Prevenção à Criminalidade.

Leia Também:  Estudantes são premiadas com criação de mouse sem toque para colegas com mobilidade reduzida

Para a subsecretária Interina de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes, o apoio do município para que o trabalho aconteça é fundamental. “Somos sempre muito bem recebidos aqui em Patos de Minas. Temos quase outros 700 profissionais vinculados à política de prevenção no estado. São 61 municípios atendidos e, agora com esta inauguração, iremos ampliar muito estes municípios. Estamos focados em públicos que são mais vulneráveis ao fenômeno da criminalidade violenta. É desta maneira que o estado de Minas vem apostando – fazemos segurança pública assegurando direitos, com olhar de respeito para que a política seja bem executada”.

Em Patos de Minas o lançamento do programa traz ainda uma novidade. O escopo do programa foi ampliado para a abrangência regional e a Unidade de Prevenção à Criminalidade será a primeira neste formato, atendendo todos os 23 municípios que compõem a 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).
 

Tiago Ciccarini / Sejusp

O prefeito Luiz Eduardo Falcão ressaltou a relevância da prevenção na redução do fenômeno da criminalidade. “É somente com a prevenção que vamos parar de enxugar gelo e ela – a prevenção – é quase universal, serve não só na segurança pública, mas na saúde também. É mais fácil atuar na prevenção. Correr atrás de resolver depois que o problema já está instalado é muito mais complicado do que atuar na promoção da segurança pública. Estudando o programa vimos a variedade de iniciativas que podem ser implementadas e elas serão, aqui”.

Leia Também:  Romeu Zema toma posse para segundo mandato como governador de Minas em 1º de janeiro

Participaram também da cerimônia representantes das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e organizações da sociedade civil envolvidas coma temática.

Assista a este vídeo para saber como funciona o Selo Prevenção.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo lança linha de crédito emergencial de R$ 700 milhões para ajudar produtores de leite

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Dia de combate à sífilis reforça necessidade de prevenção

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA