Minas Gerais
Governo de Minas inaugura unidade do UAI Compartilha em Três Corações, no Sul de Minas

O Governo de Minas inaugurou, nesta quinta-feira (23/6), em Três Corações, no Sul de Minas, uma unidade do UAI Compartilha. O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos atendimentos, como captação de vagas de emprego, atestado de antecedentes criminais, emissão de carteira de identidade e CPF, solicitação de seguro-desemprego, Procon Municipal, ouvidoria e serviços de Detran.
A parceria entre o estado e o município beneficiará 149 mil moradores de Três Corações e de outras seis cidades: Cambuquira, Campanha, Conceição do Rio Verde, São Tomé das Letras, São Bento Abade, Carmo da Cachoeira. A expectativa é de realizar aproximadamente 114 mil atendimentos por ano.

Cidadania
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que acompanhou a abertura da agência, explicou que o modelo foi construído para agregar em um único espaço os serviços estadual, municipal e federal e, com isso, atender melhor e facilitar a vida da população, além proporcionar maior desenvolvimento da cidade.
“Implantar uma UAI é um exercício de cidadania, pois permite que as pessoas tenham acesso aos serviços básicos. Antes, o cidadão precisava se deslocar até Varginha. Agora, ele passará a economizar tempo, dinheiro e terá um atendimento de qualidade, presteza e cordialidade”, afirmou a secretária.
O Estado é responsável pelo sistema de gerenciamento de filas, além de articular com órgãos responsáveis pelo serviço no local. Já o município arca com implantação e custeio.
O programa
Nesta sexta-feira (24/6), o governo inaugura também a UAI Compartilha de Itajubá, que atenderá oito municípios: Itajubá, Brazópolis, Delfim Moreira, Maria da Fé, São José do Alegre, Piranguçu, Vargem Alegre e Marmelópolis.
O UAI Compartilha foi lançada em 2019 e faz parte do programa estratégico “Minas Atende”, da Seplag. A primeira unidade foi inaugurada em dezembro de 2021, em Leopoldina. A secretaria possui convênios assinados com outros 23 municípios para a implantação do serviço. Com as inaugurações desta semana, Minas passa a contar com 32 unidades.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas