Minas Gerais

Governo de Minas informa trabalhadores rurais sobre regularização ambiental

Publicados

em

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, em Caratinga, no Leste de Minas, do workshop rural de regularização ambiental e crédito rural. O evento, realizado nos dias 16 e 17/4, abordou a importância do produtor rural estar livre de pendências com o estado para que possa ter êxito na obtenção de crédito junto a instituições financeiras.

Tiago Franco, gerente de negócios na Sicoob Credcooper, destacou a ação. “O Workshop Rural quer instruir o produtor rural, seja ele cooperado ou não, sobre a importância da regularização ambiental e das formas de crédito disponíveis, para que ele possa crescer e contribuir com a comunidade local”.

Analista ambiental do IEF, César Donato reforçou as ações do Governo de Minas aos gerentes de unidades do Sicoob Credcooper, que promoveu o evento, além de técnicos de campo, sobre as ações voltadas à regularização ambiental como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A intenção é que as orientações sejam repassadas aos produtores rurais associados à instituição financeira.

César também falou diretamente aos produtores rurais cooperados. A conversa também abordou temas como as normas atreladas à regularização ambiental que o Banco Central exige para a liberação de recursos financeiros por parte de bancos e cooperativas.

Leia Também:  Governador e vice-governador eleitos participam de reunião solene na Assembleia Legislativa

Conforme Resolução n° 5.081, editada em junho de 2023, os bancos e cooperativas não podem conceder financiamento, por exemplo, ao produtor rural que estiver com o CAR suspenso ou cancelado.

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de reserva legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas. Assim, o CAR compõe uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e para o combate ao desmatamento.

Clique aqui para mais informações sobre o CAR.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Criação recorde de postos de trabalho e upgrade histórico do destino Minas estão entre destaques da Cultura e do Turismo
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA