Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas informa trabalhadores rurais sobre regularização ambiental

Publicados

em

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, em Caratinga, no Leste de Minas, do workshop rural de regularização ambiental e crédito rural. O evento, realizado nos dias 16 e 17/4, abordou a importância do produtor rural estar livre de pendências com o estado para que possa ter êxito na obtenção de crédito junto a instituições financeiras.

Tiago Franco, gerente de negócios na Sicoob Credcooper, destacou a ação. “O Workshop Rural quer instruir o produtor rural, seja ele cooperado ou não, sobre a importância da regularização ambiental e das formas de crédito disponíveis, para que ele possa crescer e contribuir com a comunidade local”.

Analista ambiental do IEF, César Donato reforçou as ações do Governo de Minas aos gerentes de unidades do Sicoob Credcooper, que promoveu o evento, além de técnicos de campo, sobre as ações voltadas à regularização ambiental como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A intenção é que as orientações sejam repassadas aos produtores rurais associados à instituição financeira.

César também falou diretamente aos produtores rurais cooperados. A conversa também abordou temas como as normas atreladas à regularização ambiental que o Banco Central exige para a liberação de recursos financeiros por parte de bancos e cooperativas.

Leia Também:  MGi abre edital para venda de 18 imóveis em Minas Gerais

Conforme Resolução n° 5.081, editada em junho de 2023, os bancos e cooperativas não podem conceder financiamento, por exemplo, ao produtor rural que estiver com o CAR suspenso ou cancelado.

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de reserva legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas. Assim, o CAR compõe uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e para o combate ao desmatamento.

Clique aqui para mais informações sobre o CAR.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Tecnologia 4G chega a mais municípios mineiros e amplia inclusão digital

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA