Minas Gerais

Governo de Minas inicia processo de regularização de propriedades rurais na bacia do Rio Paraopeba  

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará, na próxima semana, audiências públicas para a mobilização de posseiros de imóveis rurais passíveis de regularização fundiária em 14 municípios da bacia do Rio Paraopeba atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho.

O investimento para a ação é de aproximadamente R$ 8 milhões, viabilizado por meio do Anexo I.3 do Termo de Reparação firmado pela Vale com o Governo do Estado, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

Aderiram ao projeto “Realização de Levantamento, Identificação e Georreferenciamento de Imóveis Passíveis de Regularização Fundiária”, os municípios de Abaeté, Caetanópolis, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Maravilhas, Paineiras, Papagaios, Pequi, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha e Três Marias.

O rompimento das barragens, em Brumadinho, tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

“Além de garantir a segurança jurídica do imóvel onde as famílias vivem há décadas sem o registro, o título permite o acesso dos agricultores familiares a diversas políticas públicas, como o crédito rural”, afirma o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

Leia Também:  Estudantes têm até 13/1 para confirmar matrícula na rede estadual de ensino de Minas

Ele destaca ainda que esse recurso pode ser usado em melhorias na propriedade e tecnologias para o aumento da produção, entre outros benefícios.

“Tudo isso impacta na qualidade de vida das famílias e no fortalecimento da economia regional”, completa o secretário.

Agenda

As primeiras audiências públicas serão realizadas a partir do dia 28/11 em Caetanópolis, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Fortuna de Minas.

Nos encontros, técnicos da Secretaria de Agricultura apresentarão aos produtores rurais as regras e a documentação necessária para a inscrição dos interessados.

As outras etapas do projeto envolvem o cadastramento daqueles que se encaixam nos requisitos legais para a regularização dos imóveis, feito em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), seguido do georreferenciamento dos imóveis, análise dos dados processuais e inserção dos imóveis no Sistema de Gestão Fundiário (SIGEF/Incra).

A conclusão das ações nos municípios está prevista para junho de 2025.

A iniciativa ainda prevê entregas para o fortalecimento do programa estadual de regularização de imóveis rurais, realizado pela Seapa.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 23 de dezembro

Até o momento, foram adquiridos e doados equipamentos e materiais como softwares, GPS, drones, receptores de sinais e notebooks, entre outros. Os itens são indispensáveis para a execução do projeto nos municípios.

Confira a agenda das próximas audiências:

Caetanópolis
Data: 28/11/2023
Horário: 18h
Local: Casa de Cultura Clara Nunes (Praça Aníbal Pinto Mascarenhas, s/n)

Caetanópolis
Data: 29/11/2023
Horário: 18h
Local: Comunidade Lagoinha/Igreja Lagoinha

São Gonçalo do Abaeté
Data: 28/11/2023
Horário: 10h
Local: Consep – Comunidade Beira Rio (Rua Cinco, Beira Rio)

São Gonçalo do Abaeté
Data: 29/11/2023
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal (Avenida Padre João Matos, 33)

Fortuna de Minas
Data: 28/11/2023
Horário: 18h
Local: Córrego da Areia (Rua. Valdemar Cunha, 3)

Fortuna de Minas
Data: 29/11/2023
Horário: 18h
Local: Comunidade Três Barras (Estrada para Três Barras, s/n)

Paineiras
Data: 30/11/2023
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal (Rua Silvestre Francisco de Oliveira, 162)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo Lula e EBC têm 72h para explicar live de Janja

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 4 de novembro

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA