Minas Gerais
Governo de Minas investe em formação e capacitação para prevenção e resposta a desastres
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza nesta quinta-feira (20/6), em Belo Horizonte, o encontro presencial do Curso de Sistema de Comando em Operações (SCO), promovido em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
Com 60 pessoas, de 42 municípios mineiros, inscritas, o curso possui carga horária de 30 horas/aulas e representa uma das diversas ações de investimento em formação e capacitação realizadas pelo órgão.
O Sistema de Comando de Operações é uma ferramenta gerencial que padroniza ações de resposta em situações críticas de qualquer natureza ou tamanho.
Utilizando práticas de administração, o SCO se baseia em três pilares: maior segurança para equipes de resposta e demais envolvidos; alcance de objetivos e prioridades previamente estabelecidas; e uso eficiente dos recursos disponíveis.
“O conhecimento do Sistema de Comando em Operações (SCO) é fundamental para enfrentamento de qualquer situação adversa. Ao difundir o presente treinamento entre os coordenadores e agentes municipais, a Defesa Civil visa preparar o Estado para atuar em ocorrências de desastres, salvar vidas e minimizar os danos”, ressaltou o capitão Paulo Souza, Diretor de Educação em Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais.
A parte prática abrange atuação simulada em quatro cenários, que representam quatro tipos de desastres: hidrológico, epidemiológico, de incêndio e acidentes com carga perigosa.
Diante das supostas crises, os alunos são chamados a atuar e responder adequadamente, montando o posto de comando e fazendo as tratativas conforme os ensinamentos adquiridos na doutrina de SCO e as prioridades estabelecidas.
Além disso, no dia 14/6, 110 alunos concluíram o 2º Curso de Formação de Coordenadores Municipais de Defesa Civil, desenvolvido pioneiramente com a Uemg e o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O curso, na modalidade EAD e com módulos presenciais, abordou temas como mapeamento de áreas de risco, SCO, Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), e vistoria técnica de edificações.
Além disso, a Defesa Civil desenvolve o curso de 1º Interventor em Proteção e Defesa Civil, que acontece em Regiões da Polícia Militar (RPM) espalhadas em todo o estado.
O curso visa compartilhar conhecimentos e capacitar policiais militares para atuarem em ocorrências referentes às ações e proteção e defesa civil, bem como padronizar procedimentos na gestão de risco e desastre, considerando que os policiais geralmente são os primeiros agentes públicos que se deparam com esses cenários.
Ao todo, foram promovidos 21 eventos que capacitaram 1.217 pessoas no primeiro semestre de 2024, abrangendo 239 municípios mineiros.
Agentes de outros estados, como Rio de Janeiro, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, também participaram das capacitações desenvolvidas pela Cedec.
Prevenção é prioridade em Minas
O Governo de Minas, por meio da Defesa Civil, se empenha para que o Estado se torne cada vez mais resiliente, o que significa estar preparado e ser capaz de passar por possíveis adversidades da melhor forma possível.
O investimento em capacitação visa preparar os profissionais e equipes da Defesa Civil para agir de forma coordenada e eficiente em momentos de crise, garantindo uma resposta adequada e rápida para proteger a população e minimizar os danos causados por desastres naturais, acidentes ou qualquer outra situação de emergência.
Visa promover também melhoria contínua dos serviços prestados e o aprimoramento das estratégias de prevenção e mitigação de desastres, para proteger a vida e o patrimônio da população.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.