Minas Gerais
Governo de Minas investe em infraestrutura para Nova Serrana continuar crescendo
A cidade de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, é destaque na fabricação de calçados que são vendidos para todo o Brasil e exterior. O desenvolvimento econômico da região, que é impulsionado pelo Governo de Minas, por meio de investimentos em infraestrutura e desburocratização de processos, impacta diretamente na vida do cidadão, que conta com geração de emprego, renda e melhoria na qualidade de vida.
Nesta quinta-feira (13/7), o governador Romeu Zema anunciou outro importante avanço para a região, que vai dar continuidade ao crescimento da cidade: a inauguração de uma subestação da Cemig, que vai gerar mais energia para a indústria e para a população de Nova Serrana.
“Acabamos de resolver o problema de energia elétrica. Para mim, seria um crime a cidade deixar de crescer por falta de energia elétrica ou perder investimentos. Estamos dobrando a quantidade de energia elétrica disponibilizada para a cidade, tanto para as pessoas, quanto para as indústrias. Portanto, os entraves provocados pela falta de energia serão resolvidos, com este investimento com mais de R$ 40 milhões da Cemig”, disse.
Fenova
O governador participou do encerramento da 27ª Feira de Calçados de Nova Serrana (Fenova), que reúne os principais produtores da cidade. Uma oportunidade para realização de negócios. Ele destacou o empreendedorismo do município e ressaltou ações do Estado para estimular o desenvolvimento da região.
“Sabemos que Nova Serrana é uma cidade que, se não for atrapalhada, resolve suas demandas e cresce. É um município que tem, cada vez mais, equipamentos públicos de qualidade para que a população tenha uma vida satisfatória e continue se desenvolvendo. É uma cidade que serve de exemplo para muitos municípios de Minas e do Brasil. Isso devido ao seu dinamismo e empreendedorismo. Queremos que a cidade tenha boa saúde, segurança pública e educação. Temos feito tudo o que é possível. Nova Serrana não será esquecida e não vai deixar de crescer no que depender do Estado”, afirmou.
O governador visitou estandes e conversou com produtores responsáveis por grande parte dos empregos gerados na região. O diretor da empresa Randall, Pedro Victor Gomes, a feira é uma oportunidade de mostrar o trabalho da cidade para o país.
“Isso faz muita diferença para nós fabricantes que temos a oportunidade de expor tudo aquilo que fazemos de melhor. A Randall tem um impacto social muito grande na cidade, por meio da geração de empregos. Nós estamos há 30 anos no mercado e contamos com mais de 300 funcionários que fortalecem financeiramente suas famílias. Nova Serra está sempre crescendo pois conta com uma massa trabalhadora muito grande”.
Desburocratizar para crescer
Para o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (SindiNova), Ronaldo Andrade Lacerda, que também é empresário sócio da Lynd Calçados, todos os outros setores da cidade são impactados pelo mercado calçadista. “Todas dependem da indústria de calçados, que é a responsável por gerar mais empregos e isso reflete no comércio, no consumo etc, pois tem mais renda circulando e sendo bem distribuída no município. São 20 mil empregados diretos e indiretos em mais de 800 indústrias ligadas entre si, que atuam em todos os processos de fabricação. Portanto são muitas famílias envolvidas”.
Ronaldo destaca ainda o papel fundamentado do Governo de Minas no desenvolvimento do setor industrial da cidade. “O Estado hoje é uma figura importante pois ele procura beneficiar a produção e os negócios com um sistema especial de exportação que nos ajuda a ser mais competitivos no mercado. Além disso, o atual governo desburocratiza as regulamentações, favorecendo o trabalho e os negócios. E isso gera um efeito cascata, pois com mais empregos, se tem mais renda e qualidade de vida para a população”, afirma o empresário.
Melhoria na vida do cidadão
Dentre os 400 empregados da Lynd está Gladston Batista Felipe, gerente da empresa. Ele é natural de Raul Soares e foi para a cidade em busca de oportunidade de emprego. “Cheguei trabalhando na Lynd como auxiliar de silk e hoje estou como gerente. Já são mais de 13 anos na empresa”, conta.
“Atualmente somos eu, minha esposa e meu filho. Esse trabalho é muito importante pois ajudo financeiramente minha família. Além disso, é gratificante eles veem o que estou conquistando aqui. Graças ao meu emprego tive a oportunidade de comprar e quitar minha casa própria e ter uma estrutura financeira equilibrada, provendo coisas boas para meu filho e esposa”, finaliza o gerente da empresa.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.