Minas Gerais
Governo de Minas lança ações de fortalecimento para polo de gemas e joias em Teófilo Otoni

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) acabaram de assinar um acordo de cooperação técnica para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de gemas e joias de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, região Nordeste do estado.
Minas Gerais é conhecida pela riqueza em pedras preciosas e o APL de Teófilo Otoni tem uma produção tradicional, que atrai compradores de várias partes do mundo. Um grande desafio do setor, no entanto, é a informalidade, que impacta toda a cadeia. Outro gargalo está no beneficiamento das pedras, processo que tem alto potencial de negócios e que é feito, majoritariamente, por empresas fora do estado.
A iniciativa do Governo de Minas busca apoiar os atores produtivos locais por meio da criação de oportunidades de qualificação e acesso ao mercado. Também tem como objetivo o estímulo à competitividade e à agregação de valor aos produtos e ao segmento.
Agenda
Em fevereiro, equipes técnicas da Codemge e da Sede iniciaram a elaboração de um plano de ação. O trabalho inclui medidas, como um diagnóstico das demandas do setor, a realização de eventos para ingresso de pequenos mineradores ao APL e ações de capacitação em áreas correlatas. O acordo de cooperação terá duração de 12 meses e as atividades já se iniciaram. Na Codemge, a iniciativa integra projetos do Desenvolve Minas.
Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o trabalho desenvolvido conjuntamente entre Sede e Codemge busca promover o desenvolvimento econômico local nos vales do Rio Doce, do Mucuri e do Jequitinhonha por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre as entidades.
“O acordo promove uma rápida estruturação do Arranjo Produtivo de Gemas e Joias por intermédio de ações de acesso a mercado, organização produtiva, identificação das oportunidades e ameaças, o que contribui para a consolidação e o fortalecimento do APL”, observa.
Passalio reforça que, além disso, as diretrizes da nova política para APLs dessa gestão possibilitam a integração dos produtores locais e o fortalecimento da economia regional via união de esforços entre empresários, poder público e as várias instituições de apoio, capacitação e fomento empresarial, fortalecendo a geração de emprego e renda em Minas Gerais.
Segundo o presidente da Codemge, Thiago Toscano, o plano oferecerá à região um reforço significativo na atração de investimentos. “Queremos fornecer ferramentas que facilitem e profissionalizem a operação dos pequenos garimpos. A formalização, por meio do APL, é um selo de qualidade ao produto local, o que acaba atraindo mais compradores e recursos”, afirma.
Desenvolve Minas
O Desenvolve Minas é um projeto da Codemge que tem o objetivo de reposicionar a companhia no desenvolvimento econômico do estado, com uma nova organização de ativos, tornando-a independente dos recursos do nióbio e economicamente sustentável.
Tratam-se de medidas que viabilizarão a autossuficiência financeira da Codemge no futuro, alinhadas ao seu objeto social de desenvolvimento econômico do estado. O projeto liga as esferas pública e privada, tornando a Codemge um facilitador e promotor da atração de investimentos em Minas, sem necessariamente investir recursos próprios.
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações.
Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas