Minas Gerais
Governo de Minas lança Prêmio Escola Transformação 2023
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) já disponibilizou no site as regras para a realização do Prêmio Escola Transformação de 2023. Publicada no sábado (4/2), a Resolução nº 4.818/2023, que regulamenta a iniciativa, determina a distribuição de até 750 prêmios para as unidades escolares da rede estadual de ensino participantes. Neste ano, serão destinados R$ 50 milhões à premiação e haverá apenas duas edições no ano.
Concedido pela SEE/MG, o Prêmio Escola Transformação tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências bem-sucedidas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. Ele é direcionado às instituições de ensino público estadual que tiveram destaque positivo nos resultados de participação, desempenho e fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Podem participar do Prêmio Escola Transformação 2023 as escolas de ensino regular que possuem dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou no 3º ano do ensino médio (parcial e integral). Não participam as modalidades de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional, além das escolas exclusivas de Educação Especial.
Organização
Para organizar a premiação, a resolução institui o Índice Escola Transformação (Inest), calculado por meio do produto de dois indicadores: fluxo escolar e desempenho, gerando um resultado por nível de ensino (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio) que é calculado duas vezes (Inest-1 e Inest-2) utilizando dados da Avaliação Diagnóstica e da Avaliação Intermediária.
A primeira edição, prevista para abril, irá premiar escolas com maior participação na Avaliação Diagnóstica, por nível de ensino. Já a segunda, em agosto, irá agraciar escolas com maior Inest-2 (Avaliação Intermediária) e maiores crescimentos entre o Inest-1 (Avaliação Diagnóstica) e o Inest-2, por nível de ensino.
Com repasse de recursos por meio de termo de compromisso, a execução dos valores é feita a partir da seleção de projetos — entre os que constam no Portfólio de Projetos Pedagógicos, disponibilizado pela SEE, e com aprovação do colegiado escolar — para a implementação de ações de melhoria, que estejam no limite dos recursos recebidos.
A lista de unidades escolares premiadas, em cada edição, será divulgada no Diário Oficial de Minas Gerais e por meio de portal eletrônico da SEE, após a conclusão dos processos. O calendário da premiação estará disponível no Se Liga na Educação e demais informações estão disponíveis na resolução.
Mudanças
O Prêmio Escola Transformação 2023 terá duas edições e o total de prêmios será dividido, conforme definido pela resolução vigente. Em relação ao critério de elegibilidade das unidades escolares será observada a média harmônica das taxas de participação nas áreas de conhecimento Matemática, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que deverá ser igual ou superior a 80%.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.