Minas Gerais

Governo de Minas lança Prêmio Escola Transformação 2023

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) já disponibilizou no site as regras para a realização do Prêmio Escola Transformação de 2023. Publicada no sábado (4/2), a Resolução nº 4.818/2023, que regulamenta a iniciativa, determina a distribuição de até 750 prêmios para as unidades escolares da rede estadual de ensino participantes. Neste ano, serão destinados R$ 50 milhões à premiação e haverá apenas duas edições no ano.

Concedido pela SEE/MG, o Prêmio Escola Transformação tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências bem-sucedidas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. Ele é direcionado às instituições de ensino público estadual que tiveram destaque positivo nos resultados de participação, desempenho e fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Podem participar do Prêmio Escola Transformação 2023 as escolas de ensino regular que possuem dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou no 3º ano do ensino médio (parcial e integral). Não participam as modalidades de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional, além das escolas exclusivas de Educação Especial.

Leia Também:  BDMG assina memorando de entendimentos para captação de até R$ 1 bilhão com o NDB

Organização

Para organizar a premiação, a resolução institui o Índice Escola Transformação (Inest), calculado por meio do produto de dois indicadores: fluxo escolar e desempenho, gerando um resultado por nível de ensino (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio) que é calculado duas vezes (Inest-1 e Inest-2) utilizando dados da Avaliação Diagnóstica e da Avaliação Intermediária.

A primeira edição, prevista para abril, irá premiar escolas com maior participação na Avaliação Diagnóstica, por nível de ensino. Já a segunda, em agosto, irá agraciar escolas com maior Inest-2 (Avaliação Intermediária) e maiores crescimentos entre o Inest-1 (Avaliação Diagnóstica) e o Inest-2, por nível de ensino.

Com repasse de recursos por meio de termo de compromisso, a execução dos valores é feita a partir da seleção de projetos — entre os que constam no Portfólio de Projetos Pedagógicos, disponibilizado pela SEE, e com aprovação do colegiado escolar — para a implementação de ações de melhoria, que estejam no limite dos recursos recebidos.

A lista de unidades escolares premiadas, em cada edição, será divulgada no Diário Oficial de Minas Gerais e por meio de portal eletrônico da SEE, após a conclusão dos processos. O calendário da premiação estará disponível no Se Liga na Educação e demais informações estão disponíveis na resolução.

Leia Também:  Minas: seleção de startups com propostas sobre crédito de carbono termina sábado

Mudanças

O Prêmio Escola Transformação 2023 terá duas edições e o total de prêmios será dividido, conforme definido pela resolução vigente. Em relação ao critério de elegibilidade das unidades escolares será observada a média harmônica das taxas de participação nas áreas de conhecimento Matemática, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que deverá ser igual ou superior a 80%.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Programa da Wal na TV Band Minas Conquista Audiência e Parceiros Empresariais
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA