Minas Gerais

Governo de Minas lança projeto que visa melhorar o trabalho dos servidores e aprimorar, cada vez mais, a prestação dos serviços públicos

Publicados

em

Um projeto inovador, que usa tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública. O Governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (9/4), o Automatiza.MG. A iniciativa, proposta pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), visa melhorar o trabalho dos servidores, para que eles possam dedicar mais tempo a atividades estratégicas, aprimorando cada vez mais a prestação de serviço aos cidadãos.

O lançamento no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com participação do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

“Acompanhei muitas inovações quando eu trabalhava no setor produtivo e tenho acompanhado aqui no governo também. O que posso dizer é que não temos nem ideia do quanto a tecnologia pode estar melhorando a nossa produtividade. Eu sou um grande incentivador da tecnologia. No dia que a secretária Luísa Barreto me mostrou esse programa, fiquei extremamente satisfeito”, declarou o governador Romeu Zema.

Também ressalta o propósito inovador da ferramenta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto. Para ela, com o lançamento do projeto, o cidadão sairá cada vez mais satisfeito quando for acessar um serviço público do Governo de Minas.

Leia Também:  Trilhas de Futuro capacita 200 novos profissionais para o mercado de trabalho 

“Para nós é um momento muito especial porque temos certeza de que o Automatiza MG, muito mais do que uma ferramenta, representa uma mudança na cultura organizacional que promovemos aqui no Governo de Minas. Quando a gente fala de construir robôs, assistentes virtuais para os servidores, nós estamos pensando em primeiro lugar no cidadão lá na ponta”, afirmou.

Como aplicar?

Órgãos e entidades estaduais que têm interesse em implementar a automatização de processos em suas atividades podem, a partir de agora, solicitar apoio do projeto Automatiza.MG no portal http://www.planejamento.mg.gov.br/automatizamg, também lançado no evento.

O site conta ainda com um repositório de robôs que podem ser replicados por servidores para facilitar o desenvolvimento de soluções automatizadas.

Além disso, o Governo de Minas também disponibilizou o Curso Básico de Power Automate, na plataforma de Ensino a Distância (EAD) da Seplag-MG.

A formação é livre, gratuita e aberta a todos os servidores estaduais interessados em aprender mais sobre automatização de processos. Clique aqui para saber mais.

Leia Também:  Conheça os vencedores do 7° Prêmio Inova Minas Gerais

Histórico

O Automatiza.MG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2023, e já capacitou mais de 20 turmas, certificando aproximadamente 290 alunos de 13 órgãos e entidades estaduais.

Ao todo, o projeto já criou 27 robôs que estão em utilização pelos agentes públicos, reduzindo em mais de 300 horas mensais o tempo necessário para a realização dos processos que foram aprimorados.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comissão dá aval a projeto que beneficia servidor com deficiência
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA