Minas Gerais
Governo de Minas leva série de atividades para a 89ª Expozebu, em Uberaba
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estará presente na programação da 89ª Expozebu, que será realizada entre os dias 27/4 e 5/5 em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A empresa será responsável pela realização do Shopping Gir Leiteiro, tradicional leilão da raça, que integra a programação da exposição há quase sete décadas, e também participará da Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas, com plantões técnicos e degustações de produtos.
Durante a Expozebu será assinado termo de cooperação entre Embrapa, Epamig e Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia LTDA (Ciitta) para a instalação do Museu da Agrociência Sustentável Alysson Paolinelli (Masap) no Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig, em Uberaba.
A gestão do museu ficará por conta do Ciitta. O objetivo do museu é resgatar a história de sucesso do desenvolvimento agropecuário brasileiro nos últimos 50 anos e acompanhar sua transição para a sustentabilidade, em um futuro próximo. Pretende-se também estruturar um sistema de informação para sistematizar e acompanhar o desenvolvimento de pacote tecnológico para a agricultura tropical em diferentes países.
Feira de gastronomia
A Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas funcionará durante todos os dias da exposição, em espaço próximo à entrada do parque. Serão cerca de 60 estandes para exposição e comercialização de artesanatos, cachaças, cafés, doces, queijos e vinhos, incluindo produtos da marca própria Epamig, além de itens desenvolvidos por meio das tecnologias geradas pela empresa.
Leilão
O Shopping Gir Leiteiro será realizado entre os dias 29/4 e 3/5, das 8h às 16h, com visitas presenciais no Campo Experimental Getúlio Vargas. O agendamento prévio deve ser feito com Rayanne Castanheira (34) 9 8441-7552 ou Flávio Xavier (34) 9 9969-6442.
Os lotes também serão disponibilizados em catálogo virtual no portal da Epamig. Serão ofertadas matrizes, novilhas, touros, doses de sêmen de touros Gir Leiteiro Epamig, embriões e oócitos.
As propostas deverão ser preenchidas em formulário específico, conforme indicado em edital que será publicado na próxima semana no site, e protocoladas em envelope hermeticamente fechado e indevassável no Campo Experimental Getúlio Vargas ou ainda pelos endereços eletrônicos: rayanne.castanheira@epamig.br ou cegt@epamig.br, até às 16h do dia 3/5. A abertura das propostas será realizada no dia 3/5, às 17h. A apuração começará pelos envelopes físicos lacrados e na sequência serão abertas as propostas recebidas por e-mail
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.