Minas Gerais

Governo de Minas oferece 15 cursos gratuitos para profissionais da educação

Publicados

em

Crédito: SEE-MG/Reprodução

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), e seminários como ferramentas para o aprimoramento dos profissionais da educação da rede estadual.

Neste mês de maio, 15 formações estão com inscrições abertas (atenção ao período, que varia em cada um dos cursos). A lista pode ser acessada neste link

Os cursos são voltados aos educadores, mas não limitados a professores. Especialistas, pedagogos e gestores escolares também podem participar e realizar as formações. “Com a Escola de Formação podemos acessar um número maior de professores, tendo em vista o tamanho do estado. Oferecemos o acesso à formação continuada de forma on-line porque nem todos conseguiriam fazer presencialmente. Esse é um importante fator para garantir a acessibilidade de todos nesse processo de formação”, pontua a coordenadora de Ensino da Escola de Formação, Janeth Cilene Betônico da Silva.

Segundo ela, com a implantação do novo ensino médio neste ano letivo, os cursos são ferramentas indispensáveis para o aprimoramento dos profissionais. “Ressaltamos a importância dos professores realizarem os cursos para ampliarem os conhecimentos, principalmente sobre a implementação do novo currículo, como é o caso do ensino médio”, diz Janeth.

Leia Também:  Primeira etapa de expansão do Saúde em Rede atende 142 municípios

Atualmente, estão disponíveis para inscrição formações de componentes do Currículo Referência de Minas Gerais como Arte, Geografia, Língua Inglesa, Ciências, História, Física, Matemática, Ensino Religioso e Língua Portuguesa.

Para o segundo semestre de 2022, dois cursos voltados aos educadores do ensino médio serão reabertos para novas turmas: “Reconexões”, que fala do socioemocional, e o “Transformar”, voltado aos professores de escolas prioritárias. Esses, em breve, estarão disponíveis no site para inscrições, em junho e agosto, respectivamente. Além do Google For Education, que forma turmas o ano todo.

Também para o segundo semestre, a Escola de Formação está prevendo a abertura de dois novos cursos, o de professor de biblioteca e de reforço escolar.

Outros cursos com inscrições abertas em maio: 

O ensino fundamental de anos iniciais no Currículo Referência de MG

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 60 horas/aula

A educação infantil no Currículo Referência de Minas Gerais

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 40 horas/aula

Tecnologia e inovação – módulo aprofundamento

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 30 horas/aula

Leia Também:  Trilhas de Futuro bate recorde de inscrições e estudantes selecionados devem realizar a matrícula até o dia 6/5

O Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino médio: conhecê-lo para implementá-lo

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 20 horas/aula

Trilhas formativas: o planejamento no contexto escolar

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula

Coordenador pedagógico: papel e relevância no sistema educacional

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Minas divulga consulta do Acordo Judicial para reparação dos danos em Brumadinho
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA