Minas Gerais
Governo de Minas participa da 7ª Feira Brasileira de Geração Distribuída
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede MG) e a Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Invest Minas), representado pela secretária-adjunta, Kathleen Garcia, participou da abertura da 7ª edição da Feira Brasileira de Geração Distribuída (Expo GD), realizada em 9/11, no Expominas, em Belo Horizonte.
A Expo GD é um evento realizado anualmente pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e conta com o apoio das principais associações e entidades ligadas ao setor da geração distribuída com fontes renováveis no Brasil e exterior. O foco é o debate de temas ligados ao setor de energia solar e levar ao mercado uma vitrine efetiva, onde os participantes podem acessar novidades relacionadas a novas tecnologias, equipamentos e métodos, entre outros.
Durante a exposição, também houve o 7º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBDG), que reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída a partir de fontes renováveis de energia.
Kathleen Garcia, secretária-adjunta da Sede MG, ressaltou que Minas Gerais, enquanto estado expoente na geração distribuída, entende a representatividade de receber um evento deste patamar. “É essencial para gente o desenvolvimento da cadeia produtiva de geração de energia solar, tendo em vista, entre outras coisas, as inúmeras atividades econômicas que utilizam essa produção. Além disso, o Governo de Minas tem um respeito muito grande pelo setor produtivo, o que faz com que tenhamos um espaço totalmente propício para o desenvolvimento do ramo de energia fotovoltaica. Temos tudo para ampliar ainda mais o setor e o evento é um dos propulsores para mostrar ao Brasil e ao mundo o patamar em que Minas Gerais se encontra”, conclui.
Sol de Minas
O Governo de Minas tem buscado, constantemente, desenvolver iniciativas que visam a ampliação da geração de energia solar. Em 2019, por meio da Sede MG, criou o Sol de Minas, projeto que busca alavancar o protagonismo do estado no setor de energia solar fotovoltaica, atraindo investimentos e promovendo a geração de emprego e renda. Após a criação, Minas se tornou o primeiro estado do Brasil a atingir a marca de 3,6 GW em operação (2,11 GW distribuída e 1,49 GW centralizada) e tomou a dianteira nacional em setembro de 2022, ultrapassando a Bahia e o Piauí, respondendo agora por 22,37% da energia solar fotovoltaica do Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Atração de investimentos
A energia solar fotovoltaica é o segundo setor que mais atrai investimentos em Minas Gerais. Somente de 2019 até o momento, foram atraídos para o estado R$50,9 bilhões, referentes a 30 projetos. A previsão é a de que cerca de 6 mil empregos sejam gerados por meio desses investimentos.
Além da energia solar, Minas tem atraído investimentos em diversos setores. De 2019 até agora foram R$268 bilhões atraídos, valor que supera em quase dez vezes a média anual de investimentos atraídos por outras gestões. Os investimentos atraídos representam, ainda, a criação de mais de 315 mil novos empregos (diretos e indiretos) no estado, promovendo a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.