Minas Gerais

Governo de Minas participa do Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), participa de importante momento de diálogo sobre a educação pública mineira no XXVIII Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG).

O evento vai de 16 a 18/5 (terça a quinta-feira), em Belo Horizonte, com o tema “A Formação integral do cidadão está intrinsecamente ligada à Educação. Profissional realizado, cidadão do bem!”.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e a secretária-adjunta, Geniana Guimarães, participaram da abertura do fórum que contou com a presença de cerca de 700 pessoas entre dirigentes municipais de educação e equipes técnicas. Temas como empreendedorismo, saúde mental, gestão, educação inclusiva, Fundeb, Direito na escola e segurança serão abordados nos três dias de evento.

“A educação financeira, empreendedora e holística é fundamental para formar cidadãos conscientes. Este é um momento de interação entre os municípios para debates e esclarecimentos dos temas educacionais em destaque e, também, para a definição da nova diretoria executiva para a gestão do biênio 2023/2025 da Undime MG”, pontuou a diretora executiva da Undime-MG, Suely Rodarte.

Leia Também:  Safra de café em Minas Gerais: Produtividade em 2024 deve superar projeções

Colaboração

Segundo o secretário Igor, o interesse educacional está acima de tudo. “Temos que ter em Minas Gerais, de fato, um regime de colaboração forte, mas não somente em repasse de recursos aos municípios, como também com o compartilhamento de ideias para que os avanços possam existir”, ressaltou ele, cuja gestão tem se empenhado para a ampla colaboração com os municípios em iniciativas que visam o compromisso com a educação pública de qualidade sem distinção de rede municipal ou estadual.

Em seu momento de fala, Igor citou os investimentos do Governo de Minas no Projeto Mãos Dadas, o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) e também avaliações diagnósticas aplicadas na rede estadual de ensino que podem ser importante ferramenta para a rede municipal.

Também o presidente da Undime MG, Marcelo Wagner de Oliveira, discursou na abertura do evento; e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.

Ainda no primeiro dia do fórum, o Sebrae fez a palestra “Empreendedorismo: Cidadania forma-se na escola”. Também na programação, o ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, Giovane Gávio, discorreu sobre saúde física e mental no desenvolvimento do discente.

Leia Também:  Sistema de saúde em Minas Gerais oferece 29 práticas integrativas e complementares de forma gratuita

Segurança

A SEE/MG participará de roda de conversa, na quinta-feira (18/5), sobre segurança na escola com o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar. Além da Secretaria de Educação, outros órgãos parceiros farão apontamentos sobre o tema, como polícias Civil e Militar, Ministério Público,Sinepe-MG e Undime. A empresa SaferNet Brasil também foi convidada para participar.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Safra de café em Minas Gerais: Produtividade em 2024 deve superar projeções
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA