Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas promove Fórum Regional de Políticas sobre Drogas em Uberlândia

Publicados

em

Uberlândia recebeu nesta quarta-feira (8/5) o Fórum Regional de Políticas sobre Drogas.O evento foi realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)/Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A finalidade do evento é fortalecer as ações da Política Municipal sobre Drogas no que se refere à construção de estratégias coletivas, envolvendo ações articuladas com os poderes municipal, estadual e federal.

Foram realizadas palestras e discussões em grupos focais de temas como prevenção, estratégias de abordagem da pessoa com dependência, papel dos grupos de mútua ajuda e instituições de acolhimento, redução da oferta, saúde, entre outros temas.

A subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Leite, disse estar realizada com o desenvolvimento da primeira edição do fórum regional.

“O primeiro evento tem como objetivo descentralizar a política sobre drogas e fortalecer a rede local, ouvindo diversos atores que atuam na área. Tudo para que possamos implementar políticas efetivas e que realmente atendam as necessidades específicas de Uberlândia e da região”, disse.

Leia Também:  Desenvolvimento Social: grupo avança em propostas e projetos estruturantes

Participaram do fórum prefeitos, vereadores, juízes, promotores, representantes das forças de segurança estaduais, secretários de estado, deputados estaduais e federais, membros do Ministério Público, de organizações da sociedade civil de acolhimento e prevenção, dos conselhos municipais sobre drogas e de toda a rede local de atenção aos usuários de drogas e familiares.

Parceria com a UFMG

Desde o início do ano, a Sejusp e a Universidade Federal de Minas Gerais firmaram uma parceria para qualificar o atendimento de usuários de drogas e seus familiares.

Agora, pesquisadores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG são parceiros nos trabalhos do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread) e em pesquisas sobre o tema que terão aplicação prática pelas políticas públicas de Minas.

O professor Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, explicou como tem sido essa parceria.

“Desde o ano passado, a relação da UFMG com a Sejusp se tornou mais íntima, no sentido de promovermos consultoria na parte de pesquisa, de ensino e de extensão por meio da prestação de serviço, como os atendimentos pelo Cread. A ideia é aproximar a academia da realidade, como estamos fazendo neste fórum, além de auxiliar o governo e a sociedade a ter respostas mais eficientes e eficazes sobre a política sobre drogas”, concluiu.

Leia Também:  Prazo para inscrição em Concurso da MGS termina nesta segunda (6/3) 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Desenvolvimento Social: grupo avança em propostas e projetos estruturantes

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA