Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas promove imersão de estudantes em instituições de tempo integral durante a semana Minha Escola é Show

Publicados

em

Com o período de Cadastro Escolar disponível até o dia 6/11, é tempo de estudantes e famílias planejarem o ano letivo de 2024.

Para demonstrar o leque de oportunidades na rede de ensino estadual, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), promoveu, de 23 a 27/10, a semana Minha Escola é Show, uma ação de imersão na rotina das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Em Minas, o Ensino Médio em Tempo Integral já é uma realidade em 719 escolas presentes em mais de 400 municípios.

Uma dessas unidades é a Escola Estadual Maria Floripes Nascimento Alves, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que abriu as portas para a comunidade conhecer parte da rotina dos estudantes que cursam EMTI propedêutico e EMTI Profissional de Técnico em Informática.

Mais de 50 estudantes da região, que estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental, participaram da imersão, que começou com almoço com estrogonofe no cardápio, eleito o prato preferido da rede estadual.
Os convidados puderam participar de aulas experimentais no laboratório de biologia com observação de cultura de protozoários e de lógica programação, no laboratório de informática.

Expectativa

A aula de criação de jogos prendeu a atenção de Daniela Souza, de 15 anos, que quer seguir a carreira de desenvolvedora. “Gostei bastante do técnico em informática, tem muitos computadores bons. Pretendo apresentar para os meus pais para o ano que vem estar numa escola integral. Acho que pode ser uma base para minha faculdade”, diz a estudante do 9º ano.

Leia Também:  Programa Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, forma 300 novos profissionais em Paracatu

Aluno do 2º ano do EMTI, Geovanni Santana é reflexo de um ensino integrado que contempla 18 matrizes curriculares, além de permitir a criação de clubes de protagonismo e diversas aulas experimentais.

Aos 16 anos, o estudante é assistente de coreografia no clube de dança, diretor do clube de teatro e está à frente de aulas experimentais de biologia.

“Além de ter um convívio maior com as pessoas, de aprender a dialogar, você tem mais responsabilidades. A escola integral nos incentiva a pensar no futuro, abraça todos os clubes e nos impulsiona a fazer apresentações para os colegas e para fora”, comenta.

Diretora da unidade há oito anos, Alexsandra Oliveira detalha que a E.E. Maria Floripes Nascimento Alves implantou o EMTI em 2021 e, atualmente, possui cerca de 220 estudantes matriculados. “Não é só uma formação, é uma preparação para a vida e para o mercado de trabalho. Além das regras de convivência que eles precisam seguir nas horas que estão aqui, cumprimento de horários, de tarefas e de aulas de reforços”.

Coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral da SEE/MG, Cláudia Lobo explica que o objetivo da SEE é alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a disponibilidade de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas em atendimento a 25% do total de alunos da educação básica do estado.

Leia Também:  TJMG e Governo de Minas lançam o programa Justiça Minas Integrada

“O movimento Minha Escola é Show pretende abrir as escolas de EMTI para que a comunidade possa compreender que a educação integral possibilita uma formação de alta qualidade para os jovens, instrumentalizando-os com saberes e habilidades imprescindíveis para o desenvolvimento de seus projetos de vida”, detalha.

“Nas escolas de EMTI, desenvolvemos a educação interdimensional priorizando aprendizagens que contemplam as dimensões física, socioemocional e cognitiva. Seguimos avançando na expansão das escolas de educação integral e na qualificação desta disponibilidade em 2024”, reforça.

Cadastro Escolar 2024

Estudantes e famílias interessadas no EMTI podem cadastrar-se por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

Com a ferramenta, o encaminhamento dos candidatos às vagas é realizado de forma unificada nas escolas de EMTI nos municípios disponíveis. Todas as orientações podem ser consultadas na Resolução SEE 4.917/2023.

No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno – se possuir -, filiação ou nome do responsável legal.

Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais para realizarem a inscrição.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Programa Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, forma 300 novos profissionais em Paracatu

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA