Minas Gerais
Governo de Minas promove Réveillon com atrações gratuitas no Circuito Liberdade
A Virada da Liberdade, em sua segunda edição, chega com inovações e maior infraestrutura para receber turistas de todo o país, consolidando Belo Horizonte como atração de fim de ano no cenário nacional.
O Circuito Liberdade será o palco da festa que vai unir artes visuais, música, dança, cozinha mineira e boas energias em uma experiência única.
O evento vai oferecer, com ineditismo, espetáculo tecnológico de luzes, apresentando o maior show de drones já realizado no Brasil. A programação é totalmente gratuita, inclusiva e contempla todas as idades com diversidade de estilos e referências musicais.
Diversas manifestações populares prometem reunir gerações, alinhando o ancestral e o urbano. A expectativa é a de que 30 mil pessoas se reúnam na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital.
Além de ampliar o fluxo turístico na capital, a Virada da Liberdade, realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), também proporciona a geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.

As atrações foram apresentadas nessa terça-feira (19/12), no Palácio das Artes. Na ocasião, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou o papel da Praça da Liberdade no Natal da Mineiridade, no qual se insere a Virada da Liberdade e que movimenta a economia da criatividade em 450 municípios mineiros.
“Minas Gerais está na liderança do turismo nacional, crescendo acima da média e ultrapassando os demais estados no crescimento da atividade econômica. No ano passado, criamos mais de 100 mil empregos nas áreas da economia criativa e no turismo, e neste também temos boas expectativas. Quase 30% dos empregos gerados em Minas nos últimos cinco anos são da área do turismo e da cultura, que é eminentemente comercial. Esses números são objetivos dos programas Mais Turistas e Minas Criativa, e a Virada da Liberdade é uma festa de paz, de união, para celebrar esse bom momento de Minas Gerais”, disse Oliveira.
O evento tem patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais (Fecitur) e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
A Virada da Liberdade vai contar com vários espaços espalhados no entorno da praça e atrações para todos os públicos a partir das 18h do dia 31/12.
Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o apoio da companhia contribui diretamente para estimular essa geração de emprego e a renda em Minas Gerais.
“Como a maior incentivadora de cultura, a Cemig segue fortalecendo e impulsionando as produções artísticas existentes nas diferentes regiões mineiras, de maneira a democratizar e ampliar o acesso às práticas culturais em Minas Gerais. Esperamos que a Virada da Liberdade seja um momento de muita alegria e união. Que todos se divirtam muito, celebrem a chegada de 2024, aproveitando tudo que preparamos com muito zelo e carinho”, desejou Kumaira.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), e também presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, celebrou o momento do estado e da virada de ano.
“Minas Gerais vive um momento muito diferenciado, com o todo esse crescimento e cheio de notícias boas, então precisamos comemorar. E a CDL-BH vai ser sempre forte parceira para que isso aconteça, atraindo turistas, movimentando a população de Belo Horizonte para que possa ter esse espaço democrático, aberto ao público e gratuito”, enfatizou.
Concebida como um produto turístico que ressalta as potencialidades culturais de BH, a Virada da Liberdade é mais uma ação do Governo de Minas para posicionar a capital mineira entre os principais destinos turísticos do país no período de fim de ano, estimulando a economia da criatividade e a geração de emprego e renda.
Segundo a CDL/BH, o período de Natal e Réveillon será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões na cidade. “Enxergamos a Virada da Liberdade como um produto turístico, e o turismo é política de Estado neste governo, além de uma potência na geração de emprego e renda”, afirma Leônidas Oliveira.
O início das férias e as festas de fim de ano também contribuem para impulsionar a movimentação do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, que alcançará o índice de aproximadamente 1 milhão de passageiros circulando pelo terminal neste mês.
A projeção demonstra um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado e uma retomada de 93% no comparativo com o mesmo período pré-pandemia (dezembro de 2019). Os feriados do Natal e Réveillon são responsáveis pela alta na movimentação.
Entre 22/12/2023 e 2/1/2024 são esperados 313 mil passageiros no terminal internacional mineiro, com média de 32 mil passageiros por dia. Na rodoviária de BH, a previsão é a de que sejam realizados 92.603 desembarques entre 27/12 e 2/1.
A Virada da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade, ação que, até 6/1/2024, une 450 municípios de todas as regiões do estado em mais de 600 eventos.
A expectativa é a de que o período registre, em Minas Gerais, uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.
Programação
A Virada da Liberdade, cuja produção é assinada por Sete e Meio Filmes e Chacoalha, também apresentará espetáculo de luzes, com o maior show de drones já realizado no Brasil.
“Na segunda edição da Virada da Liberdade, ampliamos os espaços dos shows, aproveitamos a decoração natalina do Circuito Liberdade e oferecemos uma programação abrangente. Quem passar pela Praça da Liberdade, na virada do ano, vai sentir a empolgação de um ano repleto de oportunidades para todos. Será uma festa linda com uma mensagem de paz”, explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
A programação oferece atrações para todas as idades. O evento começa às 18h para o público infantil, no espaço Alamedas, na Praça da Liberdade. As famílias poderão curtir a Viradinha com o Bloquim duBem, que faz a festa antecipada para os pequenos.
Na mesma área será realizada a Cozinha Viva Mineira. Às 19h, cozinheiras mineiras convidadas, comandadas pela chef Ana Motta, prepararão releituras de pratos mineiros tradicionais ao vivo para o público presente, que ao final poderá degustar as receitas.
Também no espaço Alamedas, a tradição da benção, fortemente difundida em Minas Gerais, será levada à Virada da Liberdade como uma celebração do sincretismo religioso mineiro a partir das 20h, quando o Bloco Afro Magia Negra irá apresentar as Yiaminas, organização que reúne mulheres do reinado mineiro e nações do candomblé do Brasil em Minas Gerais.
O grupo vai realizar um ritual de energia positiva, envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca.
Às 21h, hora e vez do Afoxé Illê Odara encantar o público da Virada da Liberdade. Às 23h, o setor Alamedas receberá um cortejo com o Samba do Queixinho e congados para levar alegria e magia aos presentes e direcionar o público para frente do Palácio da Liberdade, local do show da Virada.
No momento da virada, será realizado um show de lasers, mapping, cores em leque e drones fazendo malabarismo nas alturas. O público vai receber lanternas de LED para realizar um grande flashmob.
“Será um show tecnológico que iluminará o céu de Belo Horizonte nos primeiros instantes do novo ano, trazendo um visual espetacular para a celebração”, diz Leônidas Oliveira. Nany People é a apresentadora que dará o tom da virada.
Minas Gerais em palcos
O Palco Minas será o espaço para um bom samba no último dia do ano. Será montado na Avenida Cristóvão Colombo e receberá programação a partir das 19h com o Pagode das Minas.
Às 19h50, será a vez da DJ Camis; às 20h10, o Rap 100 Kô; às 20h40, DJ Camis retorna. Às 21h, o show fica por conta do Samba da Baixinha; DJ Camis volta às 22h e, às 22h15, a sambista Adriana Araujo sobe ao palco.
Em outro espaço do Circuito Liberdade, a energia do carnaval invade a noite da virada. O Palco Gerais – que estará na Praça José Mendes Júnior – vai receber, às 19h, o Baile da Dri; às 20h10, o DJ Vini Brown; às 20h30, o Bloco da Calixto; às 21h40, o retorno do DJ Vini Brown e, às 22h, acontece o show Swing Safado ao lado da cantora Sarah Guedes.
Para os apreciadores do digital, o Lounge Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade, vai proporcionar uma experiência que unirá arte visual e música eletrônica. O espaço vai receber, às 19h, a DJ Mel e o VJ Pedreiro. Às 21h30, será a vez do VJ 1MPAR.
A Virada da Liberdade vai contar com áreas de alimentação com food trucks recheados de variedades que celebram a comida mineira e contemporânea. O coreto terá espaço reservado para o público fazer simpatias e projetar desejos e energias positivas para o próximo ano.
A praça terá ainda uma Árvore dos Desejos, em que basta deixar fitas e pedidos para 2024 amarrados nos galhos.
Também foi preparada uma Chuva de Prata, ação instagramável em que uma caixa servirá de fundo para publicações nas redes sociais. Outra ação é a Alameda dos Desejos, um trajeto feito de letras (caixa de LED) com palavras de atração para 2024.
Segurança
Uma das grandes novidades é que a Virada da Liberdade contará com a presença de uma unidade especializada em eventos e recobrimento, que garantirá ainda mais segurança para as famílias que acompanharem a festa na Praça da Liberdade.
“Antes, tínhamos unidades que apoiavam eventos, mas não com essa vocação natural. A partir deste ano, no estado de Minas Gerais, temos a Primeira Companhia Independente de Recobrimento e Eventos, que forma pessoas especializadas nesse tipo de atividade, e que estão certamente envolvidas na prestação deste serviço”, anunciou o comandante do Policiamento da Capital, coronel Micael Henrique Silva.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



