Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas publica Diagnóstico do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), disponibilizou, nesta sexta-feira (7/6), um relatório que representa um importante marco nas políticas públicas de habitação, o relatório técnico Produto 2A – Diagnóstico do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH).

O plano visa garantir moradia digna e acessível, um direito humano fundamental segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e aborda uma ampla gama de aspectos que promovem o bem-estar, a segurança e a inclusão social, ao analisar as necessidades habitacionais na RMBH e Colar Metropolitano, integrar políticas urbanas, estabelecer diretrizes de governança interfederativa e criar programas e projetos prioritários para um desenvolvimento habitacional adequado.

Além disso, o PMHIS-RMBH visa enfrentar o déficit habitacional, melhorar habitações precárias, urbanizar áreas ocupadas espontaneamente e promover a regularização fundiária.

O relatório divulgado nesta sexta-feira constitui a segunda etapa na elaboração do plano, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Contrato 9389523/2023, em conformidade com o Termo de Referência da Concorrência nº 001/2022.

Leia Também:  FPA nega estar negociando vetos do marco temporal com o governo

O relatório técnico está estruturado em quatro eixos temáticos principais: contexto socioeconômico e territorial, necessidades habitacionais, produção e oferta habitacional, e gestão e capacidades institucionais e sociais”, destaca o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Lopes.

Principais destaques

– Metodologia e Elaboração do Diagnóstico: Detalha as etapas de coleta de dados, pesquisa junto aos municípios, reuniões institucionais e oficinas temáticas para compreender o contexto habitacional e as demandas locais;

– Contexto Socioeconômico e Territorial: Apresenta uma caracterização detalhada da RMBH, incluindo evolução urbana, dinâmica territorial, mercado imobiliário, infraestrutura, mobilidade e serviços públicos;

– Necessidades Habitacionais: Aborda o déficit e a inadequação habitacional, demandas especiais como conflitos fundiários, riscos e desastres, população em situação de rua e comunidades tradicionais;

– Produção e Oferta Habitacional: Analisa a produção pública e privada de moradias, destacando áreas vazias e imóveis potenciais para habitação de interesse social;

– Gestão e Capacidades Institucionais e Sociais: Caracteriza as políticas habitacionais em nível nacional e estadual e a situação institucional dos municípios da RMBH, além de analisar o papel das organizações da sociedade civil;

Participação popular

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 23 de março

Para que o plano reflita as necessidades e anseios da sociedade uma atividade on-line está prevista para a consolidação do material na próxima quinta-feira (13/6), às 19 horas. O evento é destinado aos cidadãos, especialistas e interessados na pauta para debater e analisar o relatório técnico proposto. As inscrições para validar a participação estão disponíveis aqui.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Professor da rede estadual de Minas vence concurso nacional com proposta pedagógica científica

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA